25 de julho: Dia do Colono, Dia do Motorista e Aniversário da Fecoagro!
Publicado em: 25/07/2023
Hoje prestamos uma homenagem a duas categorias profissionais tão importantes para o nosso país: o Colono e o Motorista, fundamentais tanto para as cidades como para o campo.
A definição do 25 de julho como Dia do Colono deu-se em 1924, durante as comemorações do centenário da chegada dos primeiros imigrantes ao Rio Grande do Sul. Posteriormente, em 5 de setembro de 1968, foi sancionada pelo então presidente da República, Artur da Costa e Silva, a Lei nº 5.496, que oficializou o dia 25 de julho como o “Dia do Colono”.
O Dia do Motorista é uma homenagem a São Cristóvão, o protetor dos viajantes. Em sua história, São Cristóvão viveu na Síria, e seu martírio aconteceu no século III. “Cristóvão” significa “aquele que carrega Cristo” ou “porta-Cristo”. Embora não seja considerado um feriado nacional, em muitas cidades do Brasil, a data é celebrada com eventos, festas e carreatas.
Enquanto o colono é tido como o garantidor da sobrevivência humana através da produção de alimentos, o motorista é responsável pelo transporte desses alimentos e pelo progresso do Brasil. Poucas pessoas se dão conta disso, mas é importante que esse trabalho seja sempre reconhecido. Para homenagear os Colonos, vamos ouvir a mensagem de dois representantes dessa categoria: o presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, e o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo.
José Walter Dresch – presidente da Fetaesc
José Zeferino Pedrozo, presidente da Faesc
Fonte: Fecoagro