2º Jantar do Agro abre programação da ExpoChapecó

Publicado em: 18/10/2024

As potencialidades da bovinocultura de corte e da ovinocaprinocultura, além da valorização de lideranças que contribuem para o fortalecimento do agronegócio catarinense marcaram a abertura da EXPOCHAPECÓ – Feira de Desenvolvimento da Agropecuária –, durante o 2º Jantar do Agro. O evento realizado na noite da última quarta-feira (16), no Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi (Efapi) reuniu autoridades, empresários rurais, lideranças do agronegócio e profissionais da imprensa. A iniciativa é do Sindicato Rural de Chapecó com apoio do Sebrae/SC e patrocínio da Faesc, do Senar, da Cooperalfa, do Sicredi, da Campina Nutrição Animal e da Secretaria da Agricultura e Pecuária de SC. 

O presidente do Sindicato Rural de Chapecó, Luiz Carlos Travi, enalteceu que a EXPOCHAPECÓ nasce grande com toda sua programação. “Isso só é possível graças ao suporte inestimável de cada patrocinador e expositor, que ajudou a transformar a feira em uma verdadeira vitrine de desenvolvimento e inovação. Essa união de esforços fortalece o agronegócio e projeta Chapecó como um dos principais polos agropecuários do país. Esperamos que o evento seja uma oportunidade de sucesso, de construção de novas parcerias e de consolidação de suas marcas e produtos no cenário agro”. 

“Estamos muito felizes pelo êxito que essa feira já tem”, sublinhou o coordenador geral da EXPOCHAPECÓ 2024, Ricardo Lunardi. Ele agradeceu pelo apoio de patrocinadores, expositores e voluntários para a realização do evento e contextualizou como a ideia da iniciativa surgiu. “Desde 2015 percebemos o desenvolvimento significativo da pecuária de corte e da ovinocaprinocultura na região, que estão sendo impulsionadas, principalmente, pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Então, com a feira buscamos propiciar um ambiente de suporte para essas cadeias produtivas, para melhorar seu desempenho, ampliar a integração dos setores, comercializar animais, além de incentivar a tecnificação e a verticalização da produção”, relatou. 

OVINOCAPRINOCULTURA 

Para o fomento e o desenvolvimento da ovinocaprinocultura de Santa Catarina foi assinado o termo de cooperação entre Senar/SC, Sebrae/SC e Secretaria da Agricultura e Pecuária para realização do Programa de Desenvolvimento da Ovinocaprinocultura Catarinense. A intenção é incentivar a cadeia de produção levando em conta três eixos: produção, indústria e mercado. Santa Catarina já é referência em genética e as expectativas são de que, em três anos, o estado conquiste posição de destaque nacional tanto nesse quesito, quanto no aspecto qualitativo da carne de cordeiro e da carne caprina. 

“O programa é fruto de diversas reuniões, entrevistas com lideranças do setor e demandas levantadas a partir de diagnósticos regionais nas propriedades rurais”, explicou o tecnólogo em agronegócio e consultor credenciado ao Sebrae/SC, Paulo Gregianin. Serão atendidos 300 empreendimentos rurais a partir de 2025. Para acessar os recursos, os produtores devem estar aptos no enquadramento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). 

O planejamento do programa está estruturado com ações de curto, médio e longo prazo.  Além de buscar escalar o desenvolvimento em cadeia, visando que os arranjos aconteçam, o objetivo é organizar o setor para criar uma identidade para a carne de Santa Catarina. As ações consistem em diagnóstico inicial e final; avaliação dos resultados; melhoria da gestão e destino; apoio à comercialização; indústria e mercado; seminários; missão internacional; além de gestão e monitoramento. 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 

Para promover o desenvolvimento do agronegócio na região oeste catarinense, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Renato Campos Carvalho, enfatizou alguns projetos executados pela entidade, como Encadeamento Produtivo, ovinocultura, bovinocultura de corte e leite, vitivinicultura, apicultura e fruticultura. “Esses projetos totalizam no ano um investimento de mais de R$ 20 milhões em capacitações, consultorias gerenciais e tecnológicas”, explicou. 

Carvalho também reforçou que a EXPOCHAPECÓ é uma iniciativa que vem ao encontro dos programas e projetos que o Sebrae/SC atua nas últimas décadas. “Este evento não é apenas uma vitrine de produtos e serviços, é um espaço de conexão, aprendizado e troca de experiências. Esperamos que os empreendedores aproveitem ao máximo essa oportunidade para fortalecer parcerias e impulsionar o desenvolvimento regional”. 

O presidente do Sistema Faesc/Senar e presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, José Zeferino Pedrozo, comentou da alegria de retornar à Chapecó, cidade em que viveu por mais de 20 anos. “Que bom voltar, observar a pujança local e o crescimento desse município que sinto tanta saudade. Os empreendedores da região estão de parabéns porque representam bem o Estado e sua peculiaridade de progresso, dinamismo e diversas oportunidades”, afirmou. 

Pedrozo destacou que a ATeG tem marcado avanços nas propriedades atendidas e que o Sistema Faesc/Senar apoia iniciativas como a EXPOCHAPECÓ que beneficiam o empresário rural, principalmente, para melhora da rentabilidade da atividade. “Esperamos continuar contribuindo para que o Estado produza carne de qualidade para os mercados mais exigentes”, antecipou. 

O secretário da Agricultura do Estado de Santa Catarina, Valdir Colatto, valorizou a importância da expo-feira para as cadeias produtivas e também enalteceu a atuação de alguns empresários e seus produtos diferenciados. Colatto citou a contribuição do Programa Novilho Precoce para estimular o melhoramento do rebanho bovino catarinense e o papel da Câmara Setorial da Ovino e Caprinocultura, que é composta de forma paritária entre a sociedade civil e o governo. Por fim, o vice-prefeito de Chapecó, Itamar Agnoletto, realçou a contribuição das feiras setoriais para impulsionar a economia e desenvolver o território. 

HOMENAGENS 

Na solenidade também foram homenageadas quatro lideranças. A primeira foi o presidente da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, Saul João Rovadoscki, pelo incansável trabalho na defesa dos interesses dos produtos rurais e no apoio ao desenvolvimento do oeste catarinense. “Esse momento é de gratidão, por isso compartilho essa homenagem com meus colegas da cooperativa e também os associados do Sicredi”, declarou emocionado. Ele relatou brevemente sua trajetória de vida, as dificuldades enfrentadas pela família tanto na propriedade rural quanto no negócio próprio, sua evolução profissional, o trabalho de formação de lideranças para fortalecer a cooperativa de crédito e as conquistas por “sempre estar aberto ao novo”. 

Também foram homenageados três pioneiros do sindicalismo patronal rural catarinense, que contribuíram para a união e o fortalecimento da categoria: Antônio Santa Catarina, Inácio Machado e Silvio Kovaleski. 

EXPOCHAPECÓ 

Mais de 1.000 animais estão inscritos para julgamento e/ou comercialização, sendo 600 ovinos, 250 bovinos e 120 equinos pertencentes a cerca de 90 criadores de Santa Catarina.  A previsão é de que a comercialização – em leilões ou em venda direta – gere um movimento econômico superior a R$ 10 milhões. 

A programação geral inclui a Exposição Sulbrasileira de Ovinos e Caprinos, seminários da ATeG, exposição de bovinos e equinos, exposição de máquinas, equipamentos, insumos e serviços agro, além de leilões e oficinas técnicas. Está programado o julgamento de bovinos, ovinos e caprinos, e ainda grandes shows e variada gastronomia. 

Fonte: MB Comunicação