9º Encontro Estadual da Formação Profissional Rural e Promoção Social reúne técnicos do Senar/SC
Publicado em: 10/04/2024
Depois do sucesso do 2º Encontro Estadual do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), em São José na grande Florianópolis, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) promoveu o 9º Encontro Estadual da Formação Profissional Rural e Promoção Social. A iniciativa representou uma oportunidade para atualização, troca de experiências, conhecimentos e alinhamento das ações para que os profissionais desenvolvam um trabalho inovador e de excelência no campo.
O evento contou com a presença do presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, do diretor-geral do Senar Nacional, Daniel Carrara, da diretora adjunta de educação do Senar Nacional, Ana Angela Sousa, do diretor executivo da Faesc, Clemerson Pedrozo, do superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, e da técnica de formação profissional do órgão, Gisele Kraieski Knabben.
Pedrozo destacou a expressão do encontro e ressaltou a importância do trabalho dos técnicos para que levem informações e orientações para a melhoria das cadeias produtivas do agronegócio catarinense. “O resultado das atividades desenvolvidas em todo o estado tem sido espetacular! Me sinto plenamente realizado ao cumprirmos os objetivos de reunir esses profissionais que têm o contato direto com os nossos Sindicatos Rurais e com as famílias do campo. Foi um evento produtivo que cumpriu muito bem o propósito de disseminar conhecimentos sobre os desafios e as oportunidades no contexto do agronegócio catarinense”.
Daniel Carrara realçou que anualmente a regional de Santa Catarina promove, tanto o Encontro da Assistência Técnica e Gerencial quanto o da Formação Profissional Rural e Promoção Social. “Neste ano tratamos das questões de inovação, pois há necessidade de mantermos nossos quadros técnicos atualizados seja tecnologicamente, seja metodologicamente. O mundo está em constante mudança, o agro evoluiu muito nos últimos 10 anos e o Senar só continuará relevante para o campo se esse quadro de técnicos, que representa a nossa força de trabalho, estiver no espírito da mudança. Acompanhamos palestras de tecnologia, de gestão, de motivação, entre outras, mas a palavra de ordem é inovação”, destacou o diretor-geral do Senar ao mencionar que hoje são quase 15 mil técnicos no país e quase 500 em Santa Catarina.
Ana Angela Sousa abordou o tema “A inovação está no Senar” e falou sobre os desafios para manter as equipes preparadas para atenderem o produtor com inovação e eficiência. Ela enfatizou que, para atingir esse objetivo, o primeiro passo é o foco no produtor, ou seja, entender o que ele precisa e como utilizará as tecnologias. “Essa é uma etapa importante que vem antes da capacitação dos instrutores e é preciso entender como chegará ao produtor. Seja na palma da mão, na tela do computador, pelo WhatsApp ou pelo celular, a solução precisa ser rápida, intuitiva, de fácil compreensão e de fácil acesso”.
A diretora adjunta do Senar Nacional realçou, ainda, que depois disso tudo pronto é necessário pensar como comunicar, tanto ao instrutor quanto ao produtor. “Temos caminhado nesse processo e sempre iniciamos com um passo a passo para entender o desenvolvimento da solução e como passar aos instrutores que levarão até a ponta aos nossos produtores rurais”.
Outro momento importante do evento foi a explanação de Gilmar Zanluchi e de Gisele Kraieski Knabben que abordaram as ações de FPR e PS em Santa Catarina. De acordo com eles, somente no ano passado, foram concretizadas 6.380 turmas com 139.846 participantes em 292 municípios catarinenses nas mais variadas ações do Senar/SC. Além da FPR e PS também foram detalhadas as ações do Portal EAD do Senar/SC, os Programas voltados à saúde do homem e da mulher rural, o Plantando para o Futuro – Horta Escolar, o Mulheres em Campo, entre outros. O evento contou, ainda, com a palestra “O mundo mudou… Bem na minha vez!”, ministrada por Dado Schneider e, em seguida, encerramento com homenagens aos prestadores de serviços com 30, 20, 15 e 10 anos de atividades.
Fonte: MB Comunicação