Coocam de Campos Novos completa neste sábado 30 anos de fundação

Publicado em: 20/01/2023

Criar possibilidades, resiliência, desenvolvimento econômico e social. Valores consolidados! Assim a Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), vem construindo sua história há 30 anos. Uma trajetória de sucesso, a qual jamais perdeu a essência e os propósitos iniciais – isso tudo está relacionado ao comprometimento da família Coocam, desde a diretoria, sócios, colaboradores e parceiros, além das comunidades nas regiões de atuação. Com a união das pessoas e o trabalho de muitas mãos, a cooperativa atua em prol coletivo e contribui com o desenvolvimento socioeconômico.

Desde o início o mais importante não foi ser grande, e sim, agregar valor à produção, criando um ambiente de cooperação e segurança econômica para o produtor rural. “Um caminho trilhado com muitas conquistas e desafios, os quais nos orgulha muito. Perceber essa evolução e o crescimento das pessoas que compartilham dos mesmos ideais da Coocam, faz com que nosso orgulho seja ainda maior e nos deixa emocionado porque no dia a dia, construímos uma história muito bonita e sólida.”, comenta João Carlos Di Domenico, presidente da Coocam.

A Coocam, surgiu a partir do desejo de 48 produtores, que uniram forças para dar início ao projeto, sua fundação foi em 21 de janeiro de 1993. Ao longo dos anos, ampliou sua área de ação e, com isso, também todo seu sistema de armazenagem, fornecimento de insumos, assistência técnica, produção de sementes e iniciou a industrialização com a Fábrica de Ração. Investiu em transportes e expandiu ainda mais, indo além da região e acompanhando os sócios, a cooperativa chegou no Mato Grosso.

A Coocam funcionou em sede provisória durante um ano, onde estavam instalados apenas os escritórios e não tinha qualquer unidade armazenadora própria, no entanto, sempre contou com a participação de seus sócios para as tomadas de decisões. Os investimentos visam, principalmente, agregar valores aos negócios dos sócios e dar condições de sucesso em suas atividades.

A expansão da Coocam para além da sua cidade de berço – Campos Novos (SC) – ocorreu no ano de 2002, quando inaugurou a primeira filial em Lebon Régis (SC). Em seguida, com a abertura de filiais em Barracão (RS) e Curitibanos (SC). No ano de 2014, migrou para o Centro Oeste do Brasil. A Coocam tem idealizações para os próximos anos. “No Mato Grosso, por exemplo, vamos aumentar nossa performance, pois, já estamos consolidados naquela região. A Coocam estuda projetos e investimentos em áreas comerciais/industriais, sempre com os pés no chão e refletindo sobre o desenvolvimento dos sócios e do agronegócio”, compartilha.

Uma marca histórica nos resultados da cooperativa está projetada para este ano de 2023. Vai ser um ano recorde, com projeção de mais de R$ 1 bilhão de faturamento, acréscimo de aproximadamente 40%, em relação ao ano de 2022, onde faturou em torno de R$ 650 milhões. “As escolhas, o trabalho, a confiança, a superação, o aprendizado, a dedicação, a cooperação, as parcerias… tudo o que a gente cultiva é determinante para a colheita. Portanto, aqui na Coocam, o crescimento e a evolução são resultados positivos dos esforços coletivos. Plantar e colher essa é a nossa missão”, reforça o presidente.

Durante o ano comemorativo das três décadas, a Coocam lança selo de 30 anos. “Selar esse momento é celebrar cada conquista e o crescimento da cooperativa”. O selo de 30 anos vai acompanhar a nova marca, durante todo o ano comemorativo. “Sentimos a necessidade de reformular a logo e, neste momento em que celebramos 30 anos fizemos os ajustes, mantendo a essência e as cores já conhecidas. Ajustamos fontes e renderizando nossa marca, a qual nossa equipe irá utilizar a partir de agora”, enfatiza Di Domenico.

A marca apresenta conceitos formais, com traços leves e simples, representando de maneira transparente, os valores da Coocam e do cooperativismo. O selo comemorativo foi pensado de maneira a representar o elo entre o homem do campo e o agronegócio, mostrando a união e a cooperação das pessoas nestes 30 anos de fundação da Coocam.

Fonte: site Coocam (Fotos: Divulgação/Coocam).