Um tributo a Moacir Sopelsa

Publicado em: 06/02/2023

Por Ivan Ramos diretor-executivo da Fecoagro/SC

Essa semana que passou foi marcada por eventos importantes no contexto sócio-político de SC e do Brasil. Assumiram os parlamentares eleitos nas últimas eleições, no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas dos Estados. Uma nova esperança para aqueles que torcem por mudanças de comportamentos dos políticos, e até mesmo para aqueles que não tiveram seus candidatos eleitos, mas que esperam bons comportamentos dos parlamentos novos.

Para ficarmos apenas em nosso Estado, há expectativas positivas, especialmente da classe produtiva, uma vez que da área agropecuária foram eleitos e assumiram diversos parlamentares, em tese, comprometidos com o setor agropecuário e  cooperativista. Mas por outro lado, não podemos deixar de registrar também os parlamentares que saem da cena política. Eles também contribuíram para com o setor. Agradecimentos especiais aos ex-deputados estaduais que não retornaram ao parlamento por opção própria, isto é, por não concorrerem mais nas últimas eleições. Romildo Titon e Moacir Sopelsa. Especialmente esse último que percorreu todas as esferas políticas, de vereador a deputado, e sempre com defesa intransigente do setor agrícola.

Sopelsa que se elegeu em seis mandatos consecutivos como deputado estadual –  sendo o último presidente da Casa Legislativa – foi duas vezes secretário da Agricultura do Estado, e também exerceu por diversas vezes a presidência da Comissão de Agricultura e da Frente Parlamentar do Cooperativismo na Alesc. Profundo conhecedor dos problemas do agro, produtor rural, sempre esteve presente nas importantes decisões do setor agrícola. Homem de fino trato, conciliador, humilde e desbravador de bons projetos para o homem do campo. Teve adversários, mas não teve inimigos na trajetória política. Nunca deixou de atender a todos que o procurava e sabia conviver com pessoas simples e com autoridades e lideranças expressivas em nosso País.

O cooperativismo agropecuário especialmente,  teve uma atenção especial de Sopelsa, e muitas conquistas foram conseguidas pelas cooperativas e suas entidades, tiveram o dedo do deputado concordiense que agora deixa a política. Mesmo que não tenha agradado a todos, mesmo que suas posições possam não ter sido todas elogiadas, há que se considerar que a grande maioria das suas ações contribuíram para o sucesso do agronegócio e  do cooperativismo e para as regiões políticas que ele representava.

Sai do cenário político pela porta da frente. Agora caberá aos seus sucessores no setor, utilizar sua bagagem de  acertos – que são muitos – para enfrentar o futuro político, no Estado e no País, pois quer queiramos, quer não, tem influência direta em todas as decisões econômicas e  sociais das comunidades. Obrigado Sopelsa, pelo seu trabalho como parlamentar do setor agropecuário de SC. Os agricultores e suas lideranças de ora em diante passam a apostar nas novas lideranças que estão assumindo a política em nosso Estado. Pense nisso.

Fonte: Fecoagro/SC.