Entidades do agro reúnem-se com parlamentares para tratar do apoio na Alesc
Publicado em: 13/02/2023
As entidades que fazem parte do Fórum Permanente do Agro em SC – Faesc-Fetaesc-Ocesc-Fecoagro-Sindicarne-Sicoob-Sindileite – reuniram-se na semana que passou com os deputados que foram apoiados pelo setor, para discutir estratégia para esse ano legislativo. A reunião foi convocada a pedido da Ocesc, onde o presidente Luiz Vicente Suzin explicou que o setor agrícola pretende ser mais atuante nas ações dos parlamentares, tanto no cooperativismo, como no agro.
Nesse momento está sendo definido na Assembleia Legislativa a composição dos cargos nas Comissões Técnicas e setor gostaria que os parlamentares ligados as atividades do campo participem ativamente das comissões. Entendem como prioritárias, a Comissão de Agricultura; de Meio Ambiente e de Saúde, que tratam dos assuntos das atividades ligadas a produção de alimentos e por lá tramitam projetos de interesse do setor.
Com a presença do presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal e dos dois principais parlamentares ligados ao agro, deputados Altair Silva e José Milton Scheffer, as lideranças pediram se possível assumissem a presidência dessas comissões, embora entendam que isso passa por acordos dos partidos políticos. O agro que ajudar os parlamentares para que eles possam trabalhar em defesa do setor. Foi pedido apoio do presidente para viabilizar estrutura física para que o setor cooperativista possa participar mais ativamente das comissões em projetos e propostas.
Os três parlamentares se manifestaram receptivos aos pleitos e devem avaliar procedimentos para que sejam atendidas as sugestões do setor agropecuário. A nova composição da Frencoop estadual, nesta legislatura, deverá ser encaminhada a partir da escolha do seu presidente, e então mobilizar os demais deputados para aderirem à Frente. Após essa composição a Ocesc pretende fazer um evento, para mostrar aos parlamentares os números e importância do cooperativismo em SC, e pedir apoio aos projetos dos setor que tramitarem na Casa.
Fonte: Fecoagro/SC (Fotos: Divulgação / Fecoagro-SC).