Instituto Sicoob SC/RS é destaque em campanha nacional

Publicado em: 24/02/2023

As 82.862 pessoas beneficiadas pelo Sicoob Central SC/RS em 2022 deram ao Instituto Sicoob SC/RS o primeiro lugar no ranking geral de ações de impacto social do Instituto Sicoob em âmbito nacional, na categoria Centrais G3. As ações de impacto social são coordenadas pelas Pessoas de Apoio Estratégico (PAEs) nas cooperativas singulares, com o apoio de suas diretorias. Atuam na execução das ações, além das PAEs, os Voluntários Transformadores do Instituto Sicoob, que são os colaboradores que fazem parte do programa de trabalho voluntário corporativo do Sicoob.

O Instituto Sicoob é a organização de Investimento Social Estratégico do Sicoob. Sua missão é difundir a cultura cooperativista e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades e em 2022 lançou a Campanha Nacional de Investimento Social (Cnis).

Também receberam destaque as cooperativas Sicoob Crediplanalto (campeã na categoria Se Liga Finanças Presencial – grupo 3), Sicoob Credisulca (campeã na categoria Educação Financeira – grupo 4) e Sicoob MaxiCrédito (campeã na categoria Coleção Financinhas – grupo 4), que são filiadas ao Sistema Sicoob SC/RS.

A Campanha Nacional de Investimento Social (Cnis 2022) teve como principal objetivo fortalecer o propósito sistêmico do Sicoob no âmbito das iniciativas de investimento social e reconhecer as cooperativas centrais e singulares pelo seu desempenho. Os resultados alcançados com a campanha foram os de ampliar o número de cooperativas singulares aderentes ao Instituto Sicoob e aumentar o número de pessoas beneficiadas por meio dos programas do Instituto e, com isso, aumentar a capacidade de impacto positivo e transformação social das cooperativas do Sicoob.

Segundo o supervisor do Instituto Sicoob SC/RS, Juliano Oliveira Fernandes, a campanha foi uma estratégia para alavancar os resultados do Instituto Sicoob e aproximá-lo cada vez da sua visão de futuro, que é “ser reconhecido como a principal instituição na disseminação da cultura cooperativista e na contribuição para promoção do desenvolvimento sustentável do Sicoob e das comunidades onde estamos inseridos”.

As cooperativas centrais e singulares foram classificadas em grupos por critérios de similaridade, para fomentar uma competição justa e equilibrada. As singulares foram divididas em quatro grupos e as centrais em três, levando-se em consideração o número de cooperados. No total foram distribuídos 37 troféus, nove para as centrais e 28 para as cooperativas singulares.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa (com informações do Instituto Sicoob).