Produtores da região de Curitibanos participam do Dia de Campo Coocam
Publicado em: 02/03/2023
O evento contou com a participação de produtores regionais, profissionais e autoridades locais e do estado.
Conhecer as novidades em grãos, insumos, produtos, manejo das culturas e as últimas tecnologias disponíveis no mercado para melhorar o nível de produtividade e lucratividade das lavouras. Esses são alguns dos destaques acompanhados pelos produtores que participaram do Dia de Campo Coocam, na filial de Curitibanos, evento técnico que aconteceu no último sábado (25), no campo demonstrativo da unidade da cooperativa.
Com a participação de aproximadamente 300 produtores, além de profissionais e autoridades, os participantes avaliaram os campos das empresas parceiras, a maneira de aplicabilidade dos produtos e os novos cultivares. “A cooperativa não visa quantidade de público, comercialização ou lucratividade, mas sim, proporcionar mais conhecimento e troca de experiências”, lembra o vice-presidente da Coocam, Riscala Miguel Fadel Junior.
Um dos objetivos da realização dos eventos técnicos da Coocam, em locais distintos – ou seja, nas filiais da cooperativa – é abordar e comparar como as novas variedades se adaptam, conforme o solo e condições climáticas de cada região. As visitações acontecem em grupos, facilitando o desenvolvimento e diálogo com os profissionais.
Autoridades públicas, como o secretário de agricultura de Santa Catarina, Valdir Colatto e o deputado estadual Nilso Berlanda, participaram do Dia de Campo Coocam, bem como autoridades locais, como o prefeito de Curitibanos, Kleberson Luciano Lima. Durante a solenidade de abertura, Valdir Colatto lembrou do papel das cooperativas junto aos produtores rurais. Também falou do empenho do governo do estado para contribuir com as melhorias das propriedades rurais e do agronegócio catarinense.
“Nós estamos preocupados com aqueles que mantém o agro, a renda de seus filhos na propriedade. Vamos trabalhar protegendo nossos agricultores e contribuindo para que os produtores evoluam e desta maneira, o cooperativismo se torne cada vez mais forte, porque cooperativismo é isso, juntar o pouco para fazer frente ao mercado competidor e assim, levar renda aos produtores”, comentou o secretário de agricultura de Santa Catarina, Valdir Colatto, parabenizando a Coocam pela organização e o trabalho junto ao agronegócio brasileiro.
O presidente da Coocam, João Carlos Di Domenico, lembrou quantos obstáculos o empresário rural enfrenta no dia a dia, mas o quanto são resilientes diante das intempéries da vida no setor rural. “Apesar das dificuldades, vamos continuar sendo bons produtores, sempre buscando informações e acompanhando as novidades do mercado. A Coocam está aqui para contribuir com o homem do campo. Os Dias de Campo são preparados justamente para acompanharmos os avanços tecnológicos e repassar aos produtores”.
Falando em evolução, João Carlos usou como exemplo o Campo Demonstrativo da filial de Curitibanos, o qual se transformou nos últimos 15 anos. “Essas melhorias a gente pode e deve fazer dentro de nossa propriedade, com disciplina, conhecimento discernimento e vontade de fazer acontecer. É o conjunto que faz o sucesso”, compartilha Di Domenico.
Fonte: Coocam