Produção de trigo em SC deve ser 38% maior neste ano, de acordo com Epagri/Cepa

Publicado em: 09/03/2023

O trigo é um dos três cereais mais cultivados do mundo e não é à toa que seja tão importante, afinal é a base da alimentação de muitas famílias e até mesmo para alimentação animal. Em Santa Catarina, o trigo destina-se principalmente à panificação e à produção de ração animal.

De acordo com o Boletim Agropecuário de fevereiro divulgado pela Epagri/Cepa, a safra 2002/23 de trigo em Santa Catarina é de 481,5 mil toneladas, volume cerca de 38% maior que no ciclo passado, quando o Estado colheu 347,8 mil toneladas do cereal. O encerramento da safra mostrou crescimento de 2% na produtividade, chegando a 3.446kg/ha. Mas o maior impulso veio da evolução da área plantada, que se expandiu em aproximadamente 36% no Estado. O aumento da produção se deu apesar das condições climáticas, que não foram ideais. O preço médio mensal pago ao produtor recuou 3,33% em janeiro em relação a dezembro, fechando a média mensal em R$87,42 a saca de 60kg.

Na parte agronômica é importante ressaltar que o aumento da produtividade do cereal está diretamente ligado a nutrição e ao manejo das culturas. A utilização de fertilizantes especiais que contém em suas fórmulas micro e macro nutrientes aumentam a sanidade da planta, melhoram o desenvolvimento das raízes proporcionado o desenvolvimento e resistência ao estresse hídrico.

A Fecoagro disponibiliza no mercado um pacote de fertilizantes especiais para as culturas de inverno, que foram desenvolvidos com alta tecnologia e matérias-primas de qualidade, pensando no melhor aproveitamento das culturas de trigo, cevada, aveia, centeio e pastagens.

Para o plantio, NOBRE COM ALGEN, possui mais de 70 nutrientes da Alga marinha que garantem mais rentabilidade e para cobertura, o COOPER N 33 traz o melhor aproveitamento do nitrogênio, que vem de duas fontes: a ureia protegida e o sulfato de amônio, com enxofre. Estes fertilizantes especiais estão disponíveis nas lojas agropecuárias das cooperativas da Fecoagro.

Fonte: Epagri/Cepa com acréscimos da Fecoagro/SC.