Presidente da ACCS contesta obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica
Publicado em: 07/04/2023
Representando os suinocultores independentes do Estado de Santa Catarina, o presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi, está reivindicando que a emissão da Nota Fiscal Eletrônica seja opcional, uma vez que muitos produtores rurais têm dificuldades para emitir o documento, além da precariedade do sinal de internet no meio rural. Dessa maneira, na visão do presidente, seria importante manter o bloco impresso.
O uso da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) será obrigatório em todo o País a partir de 1º de julho. A deliberação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) estabelece que os produtores rurais devem usar apenas o sistema eletrônico para a comercialização da produção agropecuária e determina o fim da versão em papel.
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, sinalizou favorável à suspensão da NFP-e, apesar da determinação fazendária, mas o tema ainda gera muitas dúvidas e controvérsias no meio rural.
“Eu sou a favor da tecnologia, mas precisa ter condições de implementação. Aqui em Santa Catarina temos diversas propriedades rurais com dificuldades de internet e energia elétrica. Há também produtores quem não têm conhecimento para emitir essa nota. Por isso é necessário manter também o bloco impresso, ou seja, a emissão de nota fiscal manual”, enfatiza o presidente da ACCS.
Fonte: site Rádio Rural / ACCS.