Associados da Coocam visitam Israel
Publicado em: 04/05/2023
João Carlos Di Domenico, Alexandre Alvadi Di Domenico e João Emílio Almeida (Foto: Divulgação / Coocam).
“Crise climática exige pensamentos fundamentados em relação aos recursos hídricos”. Essa frase descreve um dos temas vistos pelos produtores camponovenses e sócios da Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) – Alexandre Alvadi Di Domenico, João Emílio Almeida e João Carlos Di Domenico, presidente da Coocam – durante viagem para Israel, no Oriente Médio do Continente Asiático.
Com recursos hídricos insuficientes para a demanda, já que mais da metade do território é composto por solos áridos e semiáridos, em torno de 80% da água distribuída em Israel é reciclada. No cenário internacional, o país asiático é visto como um celeiro de inovação quando se fala em sustentabilidade, apresentando avançados métodos com tecnologia moderna de dessalinização da água para consumo da população e tratamento de esgoto para reutilização na agricultura perene.
“Pelo fato de os recursos hídricos naturais potáveis serem escassos para atender as necessidades, é preciso produzi-los. Isso que os israelenses fazem com maestria – inovam e oferecem alternativas para atender suas necessidades que servem de exemplo para os demais países”, observa o presidente da Coocam, João Carlos Di Domenico. A agricultura perene de Israel é irrigada com água reutilizada, sendo que cerca de 90% do esgoto é coletado e tratado e deste total, 75% é recuperado. No entanto, os cultivares são desenvolvidos com redução do volume de água utilizado, evitando desperdícios.
“Além de network e conhecimento de outras culturas, essa viagem nos fez refletir algo que para nós, especialmente aqui no Brasil, não ocasiona sérios problemas – o recurso hídrico. Tivemos oportunidade de conhecer, na prática, como as dificuldades transformam vidas”, comenta João Carlos Di Domenico, se referindo a visita ao Instituto Shapadan do Igodan – maior órgão educativo ecológico do país, comprometido com a expansão da educação ambiental – o qual é responsável pelo tratamento de esgoto de 23 cidades de Gush Dan – região Tel Aviv, maior área metropolitana de Israel.
O Instituto também oferece um programa educacional/ambiental, voltado aos alunos do 1º ao 4º ano, dentro da visão pedagógica de cada escola participante. Possui um centro de estudos ecológicos com sede de conferências e eventos com valores ambientais e preservação dos recursos naturais.
A água reciclada no Instituto é usada para irrigação de 70% das áreas agrícolas no Neguebe – região desértica ao Sul de Hebrom, a Sudeste do Mar Morto. Todos os dias são coletados mais de 400 mil metros quadrados de águas residuais. “Depois de tratadas no Instituto, as águas são devolvidas para a agricultura, isso representa 10% da água produzida em Israel”, compartilha João Carlos, completando que além disso, os resíduos orgânicos do processo de depuração são reciclados e transformados em adubo para uso agrícola, ou seja, o processo de tratamento de água é mecânico e biológico.
A viagem que aconteceu no mês de abril, faz parte do Programa Impulso Bayer a qual possibilitou aos participantes, integração com profissionais de outros países e, principalmente, conhecer de perto tecnologias e inovações voltadas ao desenvolvimento com visitações e palestras sobre irrigação por gotejamento na empresa Netafin. O roteiro com os produtores da Coocam, incluiu ainda, visitas a pontos turísticos.
Famosa invenção israelense, o modelo irriga diretamente a planta, otimizando as condições de umidade com economia de água, já que a quantidade é precisa e aplicada diretamente na raiz da planta, evitando desperdício no solo.
A irrigação por gotejamento foi apresentada aos produtores de Campos Novos, durante palestra da empresa Netafin. O modelo aumenta a produtividade e ainda, reduz a liberação de gases na atmosfera. “A irrigação por gotejamento surgiu pela necessidade, porém, com grande eficazes e com resultados surpreendentes quando falamos em produtividade e rendimentos das lavouras”, enfatiza João Carlos.
Por esses e tantos motivos voltados aos cuidados ambientais, Israel se tornou referência em agricultura de precisão e líder mundial em agricultura em condições áridas graças ao uso de inovações criadas a partir das necessidades.
Fonte: site Coocam (Foto: Divulgação / Coocam).