Ministro da Agricultura diz que Plano Safra terá foco na sustentabilidade
Publicado em: 05/05/2023
Foto: Mapa / Divulgação.
Falando sobre o Plano Safra 2023/24, o ministro da Agricultura Carlos Fávaro reafirmou que o programa deverá ter maior foco em sustentabilidade ambiental, defendendo também a ampliação de recursos destinados aos produtores agrícolas.
Ele disse ainda que recebeu bem as propostas ao Plano Safra entregues pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, durante um café da manhã com os dirigentes da entidade, incluindo o presidente da CNA, João Martins.
“Foi muito bem-vindo este trabalho (da CNA), posso adiantar que a linha mestra do Plano Safra todo, todo ele será ABC+ (de agricultura de baixo carbono). Mas isso não significa levar aos produtores alguma obrigação além do que eles já fazem para ter acesso ao Plano Safra”, ressaltou o ministro.
O projeto da CNA inclui avaliação de que o volume de financiamentos do Plano Safra precisa subir 18,5% na comparação com o orçamento do ciclo passado, para 403,88 bilhões de reais.
Fávaro disse ainda que vai buscar mais recursos aos produtores e equalização de taxas de juros mais competitivas. “Queremos ampliar o Plano Safra, o custo de produção subiu nos últimos anos… há necessidade de aumento de recursos, e é isso que estamos discutindo”.
Segundo Fávaro, o próximo Plano Safra, que será lançado “ainda no primeiro semestre”, vai premiar produtores com boas práticas sociais e ambientais, o que segundo ele engloba a “imensa maioria” dos agricultores.
Já aqueles que cometem ilegalidades ambientais não terão acesso a recursos.
Roberto Rodrigues foi um dos ex-ministros reunidos por Fávaro na última semana para debater obstáculos enfrentados e os próximos desafios da agropecuária brasileira.
Tereza Cristina e Marcos Montes, ex-ministros do governo de Jair Bolsonaro, também estiveram no evento, além dos ex-ministros Antônio Cabrera, Arlindo Porto Neto, Francisco Turra, Luis Carlos Guedes Pinto, Antônio Eustáquio Andrade Ferreira e Neri Geller.
Os ex-ministros Blairo Maggi e Alysson Paolinelli participaram do evento por meio de vídeo, segundo nota do ministério.
Fonte: Reuters.