Santa Catarina divulga aprovados para etapa estadual do programa CNA jovem
Publicado em: 24/05/2023
Santa Catarina divulgou a lista dos 25 jovens que participarão da etapa estadual do Programa CNA Jovem e da Oficina Desafios e Resultados Esperados.
O programa é desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).
A seleção ocorreu após as oficinas on-line realizadas desde outubro com foco para a liderança no agronegócio. No último encontro, os participantes fizeram a entrega final de um plano de ação e, a partir disso, foram avaliados. Os encontros estaduais serão realizados em Santa Catarina de junho a setembro.
O CNA Jovem oferece um conteúdo inédito distribuído por oficinas digitais, encontros estaduais e nacionais, e atividades presenciais em todos os estados participantes. Seu objetivo é identificar, desenvolver e integrar lideranças jovens de todo o Brasil, com idade entre 22 a 30 anos.
Nesta edição, o programa contou com 2.446 inscrições. Desse total, 410 participantes, todos com formação técnica ou superior e vínculo com a agropecuária, avançaram para as etapas estaduais do programa.
O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, destaca que o grande desafio da atualidade é manter os jovens no campo e capacitá-los para o exercício da liderança, tanto dos negócios como da vida comunitária. “O Programa CNA Jovem, desde que foi criado, vem contribuindo significativamente com mentorias e capacitações para desenvolver habilidades de liderança e para transmitir técnicas de inovação.
Neste ano, mais uma vez, as expectativas são as melhores, pois tivemos projetos excelentes de jovens que demonstraram que querem inovar e expandir os negócios no campo”. O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, enfatiza que o setor produtivo, independentemente do porte, segue rumo ao desenvolvimento, utilizando o que há de mais atual em tecnologia e gestão, visando sempre a melhoria da produtividade e da qualidade de vida dos produtores rurais.
“Com os avanços do mercado aliados ao comprometimento dos jovens do campo, teremos um futuro ainda mais promissor. Em Santa Catarina temos excelentes exemplos do quanto o programa tem sido importante para que os nossos jovens possam dar novos passos nos negócios agropecuários e em suas carreiras profissionais”.
Os selecionados foram avaliados de acordo com os critérios do programa, incluindo participação, frequência, plano de ação, entre outros. A coordenadora estadual do programa, Francine Iagher, enaltece o comprometimento dos jovens que se engajaram, foram participativos nas oficinas e apresentaram excelente desempenho no plano de ação.
“Queremos cumprimentar tanto os que irão para a etapa estadual quanto os demais participantes que se destacaram e mostraram que estão preparados para os desafios do campo”.
CONFIRA A LISTA DOS JOVENS SELECIONADOS:
- Adriana Modolon Duart (Sul)
- Alcemir Nabir Kowal (Norte)
- Ana Paula Martins (Norte)
- Andrieli Ely (Extremo Oeste)
- Beatriz Bortolato (Sul)
- Cristiano Paludo (Oeste)
- Daiana Correa Silveira (Sul)
- Daniela Bergamin (Oeste)
- Estelen Cristiane de Freitas Mello (Planalto Serrano)
- Geiza Natácia Sarturi (Meio-Oeste)
- Guilherme Matos de Carvalho (Sul)
- Guilherme Romani de Mello (Meio-Oeste)
- Ícaro Scarabelot Bardini (Sul)
- Italo Gabriel Torri (Meio Oeste)
- Marcos Gilberto Busnello (Oeste)
- Maria Vitória Proença (Meio Oeste)
- Murilo Aquilino Furlan (Meio Oeste)
- Priscila Turmena (Oeste)
- Rafaela de Oliveira Nunes (Vale Itajaí)
- Ramon Soares Ghizzo (Sul)
- Roseneide Chaves Martins (Meio-Oeste)
- Samyra Coratto Demartini (Meio-Oeste)
- Sayonara Salvatti Muller (Meio-Oeste)
- Thais Neres Krindges (Oeste)
- Valesca Del Soto Pereira (Planalto Serrano)
Fonte: Sistema FAESC/SENAR