Faesc apoia leilões agropecuários

Publicado em: 27/07/2023

Para fortalecer a bovinocultura em Santa Catarina, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc) desenvolve o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) nas cadeias de gado de corte e leiteiro. Além disso, a Federação apoia leilões, exposições e feiras agropecuárias em todas as regiões do estado. 

Neste ano, já foram realizados 82 leilões de terneiros e terneiras, distribuídos da seguinte forma: 28 no Planalto Serrano, 24 no Meio-Oeste, 21 no Oeste, 5 no Norte, 2 na Grande Florianópolis, 1 no Vale do Itajaí e 1 no Sul catarinense. O preço médio de venda dos terneiros foi de R$ 11,93 por quilo para os machos e R$ 11,16 por quilo para as fêmeas. 

Um dos principais destaques tem sido os animais oriundos do programa ATeG, devido à melhoria genética, melhoramento de pastagens e à gestão eficiente nas propriedades, alcançaram preços superiores à média de mercado. Esses avanços reforçam o compromisso do programa ATeG em promover a excelência na produção pecuária, contribuindo para o desenvolvimento do setor e a oferta de produtos competitivos e sustentáveis para o mercado. 

Sob a liderança do presidente José Zeferino Pedrozo, o vice-presidente de finanças, Antônio Marcos Pagani de Souza, coordena anualmente a elaboração do calendário de feiras e exposições agropecuárias em parceria com os presidentes dos Sindicatos Rurais, presidentes de associações rurais, produtores, pecuaristas e empresas leiloeiras. Essa iniciativa visa evitar conflitos de datas, o fortalecimento dos eventos, possibilitar aos pecuaristas a participação nos eventos e, acima de tudo, promover a comercialização em todas as regiões do estado. 

A cada ano, aproximadamente 200 eventos agropecuários são realizados em todo o estado, reafirmando a qualidade da produção catarinense e impulsionando a comercialização de gado de corte. Santa Catarina se destaca nacionalmente como um dos principais produtores de alimentos, além de possuir diferenciais importantes, como referência em saúde animal e defesa agropecuária. 

A participação crescente nos leilões, nas exposições e feiras agropecuárias é fundamental para estimular a comercialização, fortalecendo os negócios e a geração de renda. Nesse contexto, o calendário de feiras e exposições agropecuárias se torna uma ferramenta importante para desenvolver um setor de produção de carne bovina ainda mais competitivo e sustentável em Santa Catarina e, sobretudo, demonstrar a excelência da agropecuária do estado ao restante do país. 

 Fonte: MB Comunicação