Prêmio CNA Brasil artesanal de vinhos e espumantes está com inscrições abertas

Publicado em: 31/08/2023

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil está com inscrições abertas até o dia 8 de setembro para o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023 – Vinhos e Espumantes. O prêmio é uma iniciativa da CNA em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF). As inscrições podem ser feitas no site da CNA: https://www.cnabrasil.org.br/eventos/premio-cna-brasil-artesanal-2023-vinhos-e-espumantes. 

Somente poderão participar produtores rurais que produzam até 40 mil litros de vinhos finos e espumantes por ano, com base na produção efetiva na safra de 2022/2023. “Nosso objetivo é reconhecer o trabalho e premiar pequenos e médios produtores de vitivinicultura do Brasil”, destaca a assessora técnica da CNA, Fernanda Regina. O concurso será dividido em quatro categorias – vinho branco, vinho tinto, espumante moscatel e espumante método champenoise ou tradicional. As especificações estão disponíveis no regulamento divulgado no site da CNA. 

Após a inscrição, o produtor deverá enviar duas garrafas de 750ml do vinho, em qualquer formato, devidamente embaladas e rotuladas. As amostras devem ser enviadas até o dia 15 de setembro, pelos Correios ou por uma empresa transportadora. Cada produtor poderá inscrever até quatro rótulos por categoria. Para participar do prêmio, é preciso ter um registro válido e regular do produto junto ao Ministério da Agricultura. De acordo com a assessora da CNA, podem ser inscritos produtos elaborados em agroindústrias próprias ou que tenham a vinificação terceirizada, desde que a produção primária seja de responsabilidade do autor da inscrição. 

Os produtos inscritos serão avaliados em três etapas – por um júri técnico formado por especialistas; um júri popular composto por pessoas anônimas em ambientes públicos de grande circulação. A etapa final consistirá na avaliação da história do produto, na qual o produtor descreverá o processo produtivo utilizado, bem como as tradições e regionalidades envolvidas. Os cinco primeiros colocados do concurso, em cada uma das quatro categorias, receberão prêmios em dinheiro. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão um Selo de Participação (Ouro, Prata ou Bronze, conforme a classificação) do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023 – Vinhos e Espumantes. 

Fonte: CNA