14º simpósio técnico da ACAV foi sucesso em Florianópolis
Publicado em: 04/09/2023
Especialistas e renomados profissionais da cadeia produtiva participaram do 14º Simpósio Técnico da ACAV – Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição, realizado nesta semana no Centro de Convenções (CentroSul), em Florianópolis (SC). Ao todo, 1.100 participantes estiveram presentes no evento, que contou com a presença de autoridades, incluindo o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, o secretário da agricultura, Valdir Colatto, representando o governador Jorginho Mello, o deputado estadual Altair Silva, o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, o presidente da ACAV, Ricardo Castellar de Faria, bem como o coordenador geral do evento, Bento Zanoni. Após a solenidade, a palestra abordou o tema “O Futuro do Mercado de Trabalho no Agronegócio”, conduzida pelo engenheiro agrônomo e vice-presidente da ACAV, José Antônio Ribas, e pelo diretor geral de RH da JBS no Brasil, Fernando Meller.
De acordo com o presidente da ACAV, a expectativa do mercado para 2024 é bastante positiva, e a tendência é de que se regularize ainda no primeiro semestre. “O ano de 2023 tem sido super desafiador, especialmente devido ao fantasma da gripe aviária que afeta outras regiões do mundo, mas o volume de exportação está alto, e a expectativa é de que se mantenha para 2024”, observa. Ainda conforme o presidente, a grande notícia da área é que a avicultura conseguiu mudar a concepção do Japão, um dos maiores compradores internacionais de Santa Catarina, em relação à situação da gripe aviária envolvendo o Sul do Estado. “O Japão entendeu que o foco da Influenza Aviária encontrada na região é doméstico e não afeta a produção em grande escala”, afirma.
De acordo com o coordenador geral do 14º Simpósio Técnico da ACAV – Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição, Bento Zanoni, o evento teve como premissa ajudar os profissionais da área a estarem mais preparados para o momento que o mundo está enfrentando, principalmente com relação à biosseguridade. O país, que exporta 5 milhões de toneladas de aves por ano, tem na avicultura um dos setores mais importantes da economia nacional. E Santa Catarina responde por 2 milhões de toneladas dessas exportações, gerando cerca de 70 mil empregos diretos e outros 500 mil indiretos. A atividade participa de quase 70% da exportação catarinense e responde por mais de 30% do PIB – Produto Interno Bruto do Estado.
Fonte: Assessoria Acav