Sipat Coocam teve atividades diferenciadas

Publicado em: 25/10/2023

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) teve cara nova nesta edição de 2023. Além de cumprir a legislação e ampliar a conscientização dos colaboradores sobre prevenção de doenças, de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais, a ideia foi dispor tarefas diversificadas e divertidas, de maneira mais leve, descontraída e animada. Com o tema “Integração Para Todos”, algumas das atividades foram online, oportunizando a participação de todos os profissionais, da matriz e das filiais. 

“Como as filiais estão um pouco distantes da matriz, fica mais difícil incluirmos todos os colaboradores nas atividades presenciais, por isso, nesta edição transmitimos palestras e dinâmicas pela plataforma Zoom, com ótimos resultados e adesão dos profissionais da cooperativa”, comenta a coordenadora de Recursos Humanos da Coocam, Kely Gonçalves, reafirmando que a principal proposta por meio das ações deste ano foi estimular a participação de todos. “Foi uma semana muito bem sucedida, onde conseguimos agregar muito valor, com resultados satisfatórios, tanto para a cooperativa quanto para os colaboradores”. 

Outra novidade neste ano foi a Sipat Itinerante, na qual os colaboradores participaram da ação “Harmonia, Reflexão e Viola”, onde o músico Renato Goetten e o palestrante Jhonatan Krupzack levaram palavras de reflexões sobre a importância do trabalho em equipe e os cuidados que os colaboradores devem ter durante suas atividades. O objetivo da Sipat Itinerante foi levar informações e orientações aos colaboradores no local de trabalho, sem precisar sair dos setores, uma maneira de obter maior participação, otimizando o tempo e garantindo a participação de todos. 

A palestrante e psicóloga Cristina Premiere Bonato abordou o tema “Inteligência Emocional”, onde destacou o quanto o comportamento seguro depende de escolhas e maturidade das pessoas. Através de exemplos, Cristina falou sobre o autoconhecimento, o controle emocional, a empatia, a automotivação e a habilidade social para uma boa saúde física e mental. É preciso cuidar da saúde física, mas também da saúde mental, portanto, foram incluídas atividades que nos fazem refletir sobre nossas ações. “Somos trabalhadores, mas também temos uma vida lá fora e uma família que nos espera, por isso, temos que trabalhar seguros, para podermos voltar para casa e conviver com quem a gente mais ama”, afirmou a psicóloga. 

Também houve o “Café com o Presidente”, onde os colaboradores tiveram oportunidade de estar mais próximos da diretoria e assim estreitar laços. Foi incluído ainda na programação da Sipat a Campanha de Doação de Sangue, a Campanha Outubro Rosa e a Campanha Novembro Azul. No tema cuidados com a saúde, o intuito foi oferecer avaliações médicas, conversas com profissionais da área física, nutricional e de beleza. 

A Sipat Coocam 2023 aconteceu entre os dias 09 e 14 de outubro, com ações dinâmicas, workshops, palestras voltadas ao tema central, campanhas, confraternizações e atividades voltadas ao crescimento pessoal e profissional, além da entrega de brindes aos colaboradores e sorteios de mais de 150 produtos com a marca Coocam. Na abertura da programação aconteceu a tradicional Missa. 

A Sipat contou com apoio das Secretarias Municipais de Saúde e Esporte, da Rede Feminina, da Clínica Virtuosa e do Sesi. É extremamente importante agradecer a participação de todos, pois, a gente não faz nada sozinho”, agradeceu a coordenadora de RH, aos apoiadores e profissionais da Coocam, envolvidos na Sipat 2023. 

O presidente João Carlos Di Domenico participou de todas as atividades da Sipat e fala sobre a importância de ações voltadas ao comportamento humano. “A Sipat é extremamente importante para a Coocam. É um momento de nos comunicar com nosso pessoal e mostrarmos que, quando temos disciplina, seguimos orientações dos técnicos e dos colegas mais experientes, evitamos acidentes de trabalho. Devemos aprender nos pequenos detalhes”, reforça. 

João Carlos fala de seu orgulho ao ver o crescimento e desenvolvimento da cooperativa, de seus sócios e colaboradores. “Sinto-me orgulhoso ao ver que, nesses 30 anos, a Coocam cumpriu com seus propósitos, pensados lá na fundação – crescer como empresa, oferecer situações para que os sócios e clientes se desenvolvam; estar junto à comunidade, levando conhecimento para todos e fazer com que os nossos colaboradores cresçam junto conosco e vivam melhor”, finalizou o presidente. 

Fonte: Coocam