Oficina técnica aborda planejamento forrageiro e manejo de pastagens em Nova Erechim
Publicado em: 01/11/2023
Planejamento forrageiro e manejo de pastagens foram os temas da Oficina Técnica do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Pecuária de Corte, realizada recentemente na propriedade de Angelin Scalon, na Linha Guabiroba, em Nova Erechim (SC).
A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar), em parceria com o Sindicato Rural de Pinhalzinho. O evento reuniu um grupo de produtores que integram o programa e contou com a presença da supervisora regional do Senar/SC, Grasiane Vieira, do supervisor técnico da ATeG, Leandro Simioni, do técnico de campo Arthur Zanferari e de representantes do Sindicato Rural de Pinhalzinho.
Entre os temas em destaque, estavam o planejamento forrageiro, o manejo e a adubação de pastagens para altas produções pecuárias, os vazios forrageiros e o manejo de pastagens de inverno em sobressemeadura em perenes de verão. De acordo com Simioni, o planejamento forrageiro e o manejo de pastagens são fundamentais para a pecuária de corte visando o melhor aproveitamento da área disponível, maior produção de forragem e ajuste da lotação animal. O evento foi um sucesso. Grasiane destacou que os produtores participantes afirmaram que estão motivados para colocar em prática as técnicas que tiveram a oportunidade de conhecer melhor. “Esse Dia de Campo representou mais uma confirmação da importância da ATeG para o desenvolvimento sustentável das propriedades”.
De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, Santa Catarina é reconhecida internacionalmente pela elevada qualidade na produção de proteína animal. O dirigente lembra que o Estado é declarado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre de febre aftosa sem vacinação, o que é fundamental para acessar grandes mercados de exportação. “A intenção, com a ATeG Bovinocultura de Corte, é alavancar a produção de carne bovina, aumentando e tornando o Estado autossuficiente e qualificado para a exportação”.
A coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, salienta que o programa atende produtores em parceria com os Sindicatos Rurais de forma gratuita. As atividades são organizadas com grupos de 25 a 30 produtores de acordo com a cadeia produtiva. Quem tiver interesse em participar pode entrar em contato com o Sindicato Rural de sua região.
Fonte: MB Comunicação