Cooperja recebe pelo terceiro ano o selo BASF em qualidade de sementes de arroz

Publicado em: 22/12/2023

A Cooperja Sementes recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o Prêmio de Excelência em Tratamento de Sementes Industrial Seed Solutions da empresa BASF. A cooperativa é parceira da BASF na multiplicação dos materiais com a tecnologia Clearfield e da genética de sementes de soja SoyTech, além de realizar o Tratamento de Sementes Industrial. 

O vice-presidente da Cooperja, Antonio Moacir De Noni, o diretor de Varejo Diego Paganini e o gerente da UBS, Celito Mezzari, junto com a equipe da UBS, receberam a premiação das mãos do RTV da marca, Gilberto Lopes, e de Guilherme Selinger, assistente técnico Unicampo/BASF. A Cooperja é a única cooperativa do Brasil a possuir essa certificação na cultura do arroz. Possui duas unidades modernas de beneficiamento de sementes (UBS) e realiza o tratamento de sementes industrial (TSI). 

Para conquistar esse selo, são realizadas auditorias e coletas de amostras de sementes, que são submetidas a vários testes de qualidade. O Tratamento Industrial de Sementes (TSI) aplica produtos registrados por meio de receitas homologadas com o objetivo de proteger as sementes de insetos e doenças que possam afetá-las durante o processo de germinação e estabelecimento da lavoura, proporcionando melhor desempenho no campo. 

Atualmente, existem tecnologias aplicadas às sementes com potencial para permitir que as plantas, na fase inicial, tolerem melhor possíveis situações adversas ou estresse no campo. Além disso, são adicionados polímeros às sementes, proporcionando melhor recobrimento, adesão e liberação gradual dos ativos, diminuindo as chances de perdas. 

Além dos benefícios técnicos que proporcionam um melhor estabelecimento da lavoura, especialmente em situações adversas, o TSI traz maior conveniência e segurança ao produtor rural. Sempre são recomendadas boas práticas de utilização do TSI, como a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e a não realização de drenagem após a semeadura (sistema pré-germinado). 

Para o gerente da UBS, Celito Mezzari, a conquista do selo é um reconhecimento para os associados e produtores, que confiam nas sementes produzidas pela Cooperja. “São poucas as empresas no Brasil que possuem este selo. Este reconhecimento é fruto do esforço de toda uma equipe que trabalha com cuidado e dedicação para obter sempre o melhor resultado. Agradeço a todos por poder levar aos produtores o que há de melhor no campo, em sementes e tecnologia”, expressa o gerente da UBS, Celito Mezzari. 

Fonte: Cooperja