Produção leiteira em sistema climatizado é tema de visita técnica do curso técnico em zootecnia

Publicado em: 10/01/2024

Aumento da produção e qualidade do leite, melhora da saúde dos animais e redução de estresse térmico são algumas das vantagens de um sistema climatizado em produções leiteiras. Para apresentar o sistema aos alunos do Curso Técnico em Zootecnia do polo de Joaçaba (SC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoveu, juntamente com o Sindicato Rural de Joaçaba, uma visita técnica no município de Ibicaré (SC).   

A Granja Besen, propriedade de Roberto Sérgio Besen, é referência na região pelo sistema climatizado para a produção leiteira. Acompanhados do tutor Ygor Reynaud Rodrigues, os alunos foram conduzidos pelo gerente Luiz Fernando Linardi e pelo proprietário Roberto durante a visitação. “Na oportunidade conhecemos a granja que possui aproximadamente 200 animais em lactação em sistema free stall climatizado. Eles mostraram que realizam três ordenhas, uma a cada oito horas, com uma produção média de oito mil litros de leite por dia”, contou o professor.  

Os estudantes percorreram todas as fases e instalações da propriedade. “Conhecemos desde a bezerreira, o galpão de recria e o galpão de produção. Em cada instalação era detalhado o manejo sanitário, de ambiência e nutricional de cada fase de vida dos animais e discutidos os questionamentos dos alunos”, explicou Ygor.   

A importância de oferecer cursos de capacitação foi destacada pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo. “A crescente incorporação de tecnologias no agronegócio requer profissionais qualificados e atualizados. A formação técnica e especializada é, portanto, essencial para o desenvolvimento do setor”.   

O Senar/SC está com processo seletivo aberto para cursos técnicos da Rede e-TEC Brasil em cinco polos catarinenses. Gratuitas e semipresenciais, as formações têm duração de quatro a cinco semestres e são voltadas para pessoas do meio rural que desejam ampliar as oportunidades de atuação no setor agropecuário.   

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, incentivou a participação de catarinenses e reforçou que a formação técnica é o diferencial competitivo do agronegócio. “Em um cenário globalizado e competitivo, os profissionais com formação técnica estão mais preparados para enfrentar os desafios do setor. Aproveitem oportunidades como essas oferecidas gratuitamente”. 

Fonte: MB Comunicação