Cooperalfa apresenta modelo de cooperativismo à grupo canadense
Publicado em: 13/03/2024
Um grupo de acadêmicos e professores canadenses – da Algoma University, Sault Ste. – esteve na matriz da Cooperalfa, em Chapecó/SC. A visita integra o projeto Escola de Outono: Desenvolvimento, Direitos Humanos e Relações Globais-Locais’, por meio do qual, são desenvolvidas atividades no sistema on-line e agora, uma semana de práticas presenciais. O roteiro foi organizado pelos cursos de graduação em Direito e Relações Internacionais, e pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Unochapecó, com apoio da Assessoria de Relações Internacionais da universidade. Acompanhados das professoras da Unochapecó, Tuana Paula Lavall e Rosane Meneghetti, os visitantes foram recebidos no Auditório I da cooperativa.
Na oportunidade, puderam conhecer alguns detalhes sobre a história do desenvolvimento regional e da Cooperalfa, obter mais informações sobre assistência técnica; industrialização; programas como o Alfa Leite, Fertialfa, Semealfa, Campo Demonstrativo Alfa, Tecnologia de Aplicação, Plantabilidade Legal, Encadeamento produtivo, e a importância do papel social da cooperativa. “Desde 2021 discutimos como as instituições locais, assim como, eles, em solo canadense, trabalham questões relevantes em suas regiões, tendo em vista o desenvolvimento global. A exemplo disso, estão os aspectos ambientais. Por isso, preparamos um cronograma para que os acadêmicos pudessem conhecer diferentes iniciativas que estejam integradas à sustentabilidade, seja no âmbito social como econômico. Como o cooperativismo é uma marca consolidada, a Alfa não poderia estar de fora dessa visitação”, salientou Tuana.
A linha de pesquisa de todos os alunos envolve o Desenvolvimento Econômico e Social Comunitário, disciplina ministrada pelo professor Dr. Sean Meades. Segundo ele, o movimento cooperativo no Canadá tem uma longa história e uma força, principalmente em algumas regiões, mas também enfrentou muitos desafios. “É muito inspirador ver uma cooperativa dessa escala e ter a oportunidade de observar a força do cooperativismo e sua abrangência internacional, bem como o poder para aumentar a sustentabilidade da economia local. Essa missão será fundamental para que os estudantes levem conhecimento para suas práticas futuras”, destacou.
A coordenadora de Engajamento Global e Mobilidade da Algoma University, Heather Douglas, relatou que trata-se de uma vivência diferenciada, pois no Canadá, ainda na escola, é visto que as cooperativas são menos comuns no país. “Somos um pouquinho mais individualistas, então foi muito especial aprender como as cooperativas se formam na agricultura. Ver as fotos da Cooperalfa ao longo dos anos, onde as comunidades crescem ao seu redor, foi realmente impactante. É algo que realmente gostaríamos de levar para casa, no Canadá, para termos mais desse estilo de cooperação”, declarou.
Do mesmo modo, a aluna Cadence Anderson, enfatizou que foi muito importante aprender sobre a diferença das sementes e como tudo funciona de forma organizada na Alfa. “Podemos obter uma ótima bagagem, especialmente sobre soja e dados interessantes sobre a indústria. Foi muito legal”, disse.
O grupo, com estudantes de áreas como Sociologia, Direito e Administração, também recebeu o cumprimento do 1º vice-presidente, Cladis Jorge Furlanetto.
Fonte: Cooperalfa