Kleinübing assume diretoria financeira do BRDE e recebe lideranças da FECOAGRO e SICOOB
Publicado em: 12/07/2024
O diretor do BRDE, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), João Paulo Kleinübing, assumiu recentemente a diretoria financeira da instituição. Durante um evento no Palácio Piratini, em Porto Alegre/RS, Kleinübing destacou as conquistas do período em que esteve à frente do banco e as continuidades das ações planejadas para esta nova fase. “No período em que estive na presidência do banco, conseguimos realizar ações e projetos significativos que fortaleceram nosso compromisso com a região. Alcançamos um novo recorde no volume de contratações ainda em 2023, com a marca histórica de R$ 5,8 bilhões — o maior montante já registrado desde a fundação do banco.
Além dos números que mostram a importância e o protagonismo do BRDE, o impacto de nossas ações é o que nos deixa ainda mais realizados”, celebrou. Ao passar o cargo de presidente para o diretor Ranolfo Vieira Júnior, Kleinübing fez referência à trajetória de 63 anos do BRDE e ao apoio ao desenvolvimento do Sul do país.
Dentre as ações lideradas por Kleinübing, estão iniciativas para mitigar as consequências de desastres naturais, com incentivos aos investimentos em projetos de prevenção, recuperação e resiliência, por meio de parcerias com órgãos internacionais. “Estivemos perto de nossas comunidades nos momentos mais difíceis, com a capacidade de encontrar soluções para apoiar e diminuir o sofrimento, seja com recursos ou ajuda voluntária”, ressaltou.
Em continuidade às ações, Kleinübing destaca que o banco trabalha na operacionalização de uma nova fase do Pronampe. “O programa terá algumas características semelhantes, como a parte dos juros subsidiados. Há alguns critérios adicionais, no sentido de privilegiar empresas que realizem investimentos sustentáveis e que tenham mais dificuldades de acessar crédito, além de problemas específicos que o Governo do Estado entenda serem prioritários, tais como localidades atingidas por desastres naturais”, explicou.
Na última quarta-feira, Kleinübing recebeu em reunião na sede do banco, em Florianópolis, o presidente da Fecoagro, Arno Pandolfo, e o presidente do Sicoob SC/RS, Rui Schneider da Silva. Acompanhados pelo diretor executivo da Fecoagro, Ivan Ramos, eles manifestaram ao novo diretor financeiro a intenção de manter as parcerias que as entidades mantêm com o banco.
A Fecoagro tem concentrado no BRDE todos seus financiamentos de investimentos na construção e ampliação da indústria de fertilizantes e informou que está nos seus planos investir mais R$ 50 milhões em armazéns e equipamentos na Unidade Industrial de São Francisco do Sul, e pretende utilizar recursos do BRDE.
O presidente do Sicoob reafirmou o propósito das parcerias que o Sicoob tem com o banco nos repasses dos recursos do BNDES para os agricultores através das cooperativas de crédito. Também foi proposta ao diretor do banco uma parceria de difusão das ações e do banco, através dos programas de mídia da Fecoagro, no rádio e nos programas de televisão. Kleinübing vê com bons olhos essa nova parceria.
Fonte: Fecoagro
Foto: Divulgação/BRDE