Projeto Campo Futuro levanta custos de produção do frango de corte em Itapiranga
Publicado em: 06/08/2024
O Projeto Campo Futuro levantou os custos de produção do frango de corte durante painel, nesta segunda-feira (29) em Itapiranga, no extremo-oeste catarinense. O evento foi promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com a parceria do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e do Sindicato Rural do município e região.
O objetivo foi compreender os custos que mais impactam os resultados financeiros dos produtores, como gerenciá-los e quais indicadores são importantes para o monitoramento. O encontro reuniu produtores rurais, técnicos da CNA e do Sistema Faesc/Senar, dirigentes dos Sindicatos Rurais e representantes das cadeias produtivas envolvidas.
O presidente do Sindicato Rural de Itapiranga, Waldemar Schroeder, destacou que o Campo Futuro realmente foi muito proveitoso. “Tivemos expressiva colaboração nos nossos produtores que são realmente experientes e, com certeza, saíram muito satisfeitos com esse encontro. “Agradecemos à Faesc e à CNA por oportunizar nossa colaboração para levantar dados e levar às empresas para usarmos no futuro”.
O assessor técnico da CNA, Rafael Ribeiro de Lima Filho, explicou que para levantar os custos de produção foi escolhida uma propriedade modal. O sistema de produção adotado no empreendimento rural é baseado na integração. A unidade conta com dois galpões de 1764 m² cada, com capacidade para alojar 43,2 mil aves por lote.
O ciclo completo de criação, de acordo com Lima Filho, dura 41 dias de alojamento, seguido de um período de vazio sanitário de 18 dias. Com essa frequência, a propriedade consegue realizar 6,2 lotes por ano. O custo operacional efetivo (COE) ficou em R$ 1,23 por ave.
O presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, frisou a importância do Projeto Campo Futuro ao enfatizar que iniciativa consiste no levantamento do custo de produção de diferentes atividades agropecuárias para aliar a capacitação do produtor à geração de informações estratégicas do setor rural, contribuindo para as tomadas de decisão no campo. “Além de acompanhar a evolução dos custos de produção regionais e de análises sobre a rentabilidade das atividades agropecuárias, o projeto possibilita o gerenciamento de preços e do comportamento da produção”.
O produtor da JBS – unidade de Itapiranga, Flávio José Reis, realçou que o levantamento dos custos de produção é essencial para obter dados que são de fundamental importância para a viabilidade da atividade. “Com isso, podemos reivindicar junto à empresa, as necessidades que temos para implementar melhor a nossa atividade e ter melhores resultados”.
O produtor de São João do Oeste, Eloir Mallmann, também comentou o quanto é relevante participar do painel para conhecer a realidade do dia a dia. “Essa iniciativa será muito importante para subsidiar as negociações com a empresa integradora”.
Esta segunda-feira (29) foi dia de Painel do Campo Futuro em Itapiranga, extremo-oeste SC! No evento, foram levantados os custos de produção do frango de corte. Organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com a parceria do Sistema Faesc/Senar e do Sindicato Rural local, o encontro reuniu produtores e líderes do setor.
O objetivo foi compreender os custos que mais impactam os resultados financeiros dos produtores, como gerenciá-los e entender quais indicadores são importantes para o monitoramento.
Fonte: MB Comunicação