Jornal O Presente Rural entrevista Arno Pandolfo, que fala sobre o futuro da Cooperitaipu
Publicado em: 26/09/2024
Com uma trajetória de 55 anos de trabalhos em prol do desenvolvimento cooperativista e agropecuário de Santa Catarina, a Cooperitaipu acumula conquistas muito importantes na sua caminhada. Liderada pelo presidente Arno Pandolfo, que trabalha há mais de 50 anos na cooperativa, ela almeja crescimentos ainda mais significativos.
O Jornal Presente Rural esteve em Santa Catarina e entrevistou o presidente da Cooperativa de Pinhalzinho. Pandolfo destacou que a Cooperitaipu, então chamada de Cooperativa Pinhalense foi o seu primeiro emprego com carteira assinada, com 17 anos.
“Comecei no erviços gerais, fui balanceiro, gerente de unidades, gerente de produção, gerente comercial, passei por todos os setores da cooperativa, fiz um ano e meio como mandato tampão do presidente que saiu e agora (há 14 anos) sou presidente. Eu tenho duas famílias, a minha família e a família da Cooperitaipu” destacou Pandolfo.
Ele lembrou que a cooperativa está presente com filiais em 13 municípios: Saudades, Pinhalzinho, Modelo, Sul Brasil, Serra Alta, Saltinho, Campo Erê em SC e Ampére no PR. Tem atuado na busca de produção também em São Miguel do Oeste, Coronel Freitas e Nova Erechim. Como precisa de muito milho e trigo para fazer ração e farinha, busca onde tiver viabilidade. Também trabalha com soja, mas o principal objetivo é trigo e milho.
Armo Pandolfo disse na entrevista ao Jornal, que visando o futuro da cooperativa, tem um planejamento estratégico que estabelece ações rumo aos 60 anos para ver onde chegar. Lembra que Aurora Coop, da qual a Itaipu faz parte, tem um projeto que é chegar a 3 milhões de litros de leite por dia, 3 milhões de frangos por dia e 46 mil suínos por dia. “Nós temos que andar parelho com eles, porque se você não aumentar o que eles esperam aumentar, nós automaticamente ficamos para trás. Estamos trabalhando em cima do projeto deles, mas com o nosso projeto de ampliação também”, disse.
Está no planejamento da Cooperitaipu, construir uma indústria pet para cachorro e gato. Pandolfo lembra que um quilo de alimento para as pessoas está um terço do que está o de cachorro e gato.” Se olharmos esse mercado apenas pelo resultado econômico, pois é uma boa fonte, não é? Só que não é negócio do produtor associado”, ressalta o presidente da cooperativa.
Arno Pandolfo fez questão de ressaltar na entrevista ao Jornal O Presente Rural sobre a importância do tradicional Dia de Campo, o Itaipu Rural Show. Entende ser o maior evento agrícola de Santa Catarina, e no foco da pequena propriedade é o maior do Brasil.
“Iniciamos com o foco em sementes de milho e implementos para aves e suínos, mas fomos crescendo. Hoje contamos com uma área de 18 hectares e meio de área própria e mais 2 hectares de terreno alugado e com a participação de diversas empresas. Temos uma forte parceria com a Embrapa, e por isso nosso evento destaca-se por apresentar tecnologias inovadoras, oferecendo soluções e oportunidades de negócios para produtores familiares. Apesar dos desafios de espaço, o Itaipu Rural Show proporciona uma experiência rica em conteúdo para produtores e suas famílias. É um evento que surpreende, pois traz muitos conteúdos que ajudam muito o produtor., concluiu Arno Pandolfo.” Veja a íntegra da entrevista na edição eletrônica do Jornal O Presente Rural. www:opresenterural.com.br.
Fonte: O Presente Rural