Mais uma turma de Florianópolis conclui o curso de Pescador Profissional

Publicado em: 27/09/2024

Uma nova turma de Florianópolis concluiu o curso de Pescador Profissional e recebeu carteira e o certificado. A iniciativa foi oferecida pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Marinha do Brasil/Capitania dos Portos e Sindicato Rural de Florianópolis. 

A cerimônia aconteceu neste mês, na sede da Capitania dos Portos, e marcou um momento especial para o futuro dos pescadores da região. Estiveram presentes Rodrigo de Araujo Cid Santa Rita (capitão de mar e guerra), Hélio Araújo (capitão de fragata), Rowan Antônio Aleodim de Vasconcelos (suboficial), Gilmar Antônio Zanluchi (superintendente do Senar/SC) e Susana Almeida (representando o presidente do Sindicato Rural de Florianópolis Erasmo Nei Tiepo).   

Durante o ato, Gilmar Antônio Zanluchi cumprimentou a turma, reconheceu a importância das parcerias para o sucesso da iniciativa e salientou que a formação tem contribuído significativamente para a profissionalização de pescadores e maricultores do litoral. “Além de representar oportunidade de crescimento profissional, melhoria de resultados e segurança a esse público, a iniciativa também contribui para a formalização da atividade e desenvolvimento do setor”.  

O presidente do Sindicato Rural de Florianópolis encaminhou uma mensagem parabenizando a turma pela conquista e destacando a relevância da qualificação profissional para o desenvolvimento da pesca na região.  

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, a certificação amplia as perspectivas profissionais e contribui para o desenvolvimento seguro e sustentável da atividade pesqueira. “Estamos satisfeitos com essa parceria que oportunizou capacitar, desde 2017, dezenas de turmas formadas por pescadores e maricultores do litoral catarinense”. 

O curso atende as competências exigidas para a inscrição de Aquaviário na categoria de Pescador Profissional (POP), no nível de habilitação 1. A metodologia de ensino tem como fundamento a formação por competência, que oportuniza ao aluno conhecimentos teóricos e práticos para o aperfeiçoamento de sua atividade profissional.  

Fonte: MB Comunicação