FECOAGRO discute com direção do Porto de São Francisco operações para 2025

Publicado em: 04/10/2024

O presidente da Fecoagro, Arno Pandolfo, juntamente com o diretor executivo Ivan Ramos e o gerente da indústria de fertilizantes, Gutierri Raup, esteve reunido nesta semana com o presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Elias Vieira. A Fecoagro buscou ouvir da autoridade portuária quais são os planos de melhorias e investimentos previstos para aquele terminal marítimo a curto prazo. Como é de domínio público, neste ano o setor de fertilizantes foi fortemente afetado pelo congestionamento de navios no porto, provocando atrasos nas entregas dos adubos, além de onerar significativamente os custos com demurragem e transbordo rodoviário. 

A Fecoagro teve que desviar navios para Imbituba e Paranaguá e transportar os adubos por terra até a fábrica em São Francisco do Sul, para poder entregar em tempo hábil aos agricultores. Os dirigentes da Fecoagro entregaram um ofício ao presidente do porto, destacando as dificuldades enfrentadas naquela unidade e manifestando preocupação com o que pode ocorrer na próxima safra. A Fecoagro precisa saber se há previsão de investimentos a curto prazo para resolver esse problema ou se terá que reprogramar suas atividades em outros portos, para evitar os mesmos problemas deste ano. 

Foi demonstrado que, nos últimos quatro anos, a Fecoagro teve que pagar R$ 45 milhões em demurragem devido ao atraso dos navios, sem considerar que, no ano passado, as aquisições de matéria-prima foram, em sua grande maioria, feitas internamente, pagando-se mais caro pelo produto, para garantir um mínimo de planejamento dos custos dos fertilizantes. Também foi informado que está no planejamento da Fecoagro investir no RS para ter uma alternativa de operação em portos menos congestionados, a fim de garantir o abastecimento de fertilizantes em tempo hábil. 

O presidente do porto, Cleverton Vieira, informou que, a curto prazo, apenas a dragagem no porto e a melhoria de um dos terminais serão executadas, o que deve aliviar parcialmente a atracação de navios. Em um segundo plano, a médio prazo, poderá haver a ampliação de um cais em um dos terminais, possibilitando a entrada de mais um navio. A longo prazo, está prevista a construção de outro terminal, que poderá ter concessões dedicadas, mas isso depende de projetos e licenças ambientais, além da licitação para concessão e execução das obras. 

Em resumo, ficou claro que pouco deve melhorar na próxima entrada de fertilizantes por São Francisco do Sul, e que apenas a partir do final de 2026 o cais poderá ser ampliado para novos navios. Dessa forma, a Fecoagro deverá discutir, em reunião com as cooperativas no próximo dia 15, como proceder com as importações de matéria-prima para a produção de fertilizantes para as cooperativas associadas. 

Fonte: Fecoagro