Superintendente da OCB destaca força feminina em encontro da Cotrijal

Publicado em: 18/10/2024

O 29º Encontro de Mulheres daCotrijal, realizado no Parque da Expodireto Cotrijal, no Rio Grande do Sul, reforçou a relevância da participação feminina no agronegócio. O evento é reconhecido como uma das principais iniciativas para discutir e valorizar o papel das mulheres no setor. Tania Zanella, superintendente do Sistema OCB, foi convidada para participar da programação, que incluiu painéis de debate, palestras e atividades de integração e cultura, com a promoção de um ambiente de aprendizado e colaboração.  

A abertura oficial contou com o painelJuntas construímos a história e projetamos o futuro, mediado pela jornalista e apresentadora Taís Rizzotto. O debate reuniu quatro palestrantes que compartilharam suas experiências e reflexões sobre o papel fundamental das mulheres no desenvolvimento e na inovação do setor agropecuário.

Na sequência a palestra magna foi conduzida por Tania Zanela, que abordou a representatividade e a importância da liderança feminina nas cooperativas. Ela destacou que, atualmente, das 23 milhões de pessoas cooperadas no Brasil, 41% são mulheres. Além disso, ela ressaltou que as mulheres já ocupam 23% dos cargos de presidência e conselho, e representam 52% do total de empregados nas cooperativas. “O cooperativismo deve garantir cada vez mais o espaço para que as mulheres assumam posições de liderança ativa. É fundamental que possamos aproveitar o potencial feminino para transformar o setor”, enfatizou.

Tania também explicou que, no contexto atual, a busca pela paridade de gênero já deixou de ser apenas uma responsabilidade social. “Hoje, a igualdade entre homens e mulheres nas cooperativas é um pilar estratégico. Isso impulsiona a inovação, fortalece a gestão de crises e promove o desenvolvimento de talentos, além de fomentar uma cultura mais colaborativa e garantir o sucesso financeiro das cooperativas”, afirmou.

Ela citou que, dentro das25 diretrizes estratégicas definidas no 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), sete delas são voltadas para o fortalecimento da participação feminina e, com o intuito de apoiar esse objetivo, o Sistema OCB oferece capacitações sobre diversidade, equidade e inclusão, além de disponibilizar materiais como oGuia de Inclusão, Diversidade e Equidade, que fornece conceitos básicos, dados sobre o cenário atual e um passo a passo para que as cooperativas iniciem suas ações de inclusão. Tania falou ainda sobre ocomitê nacionalElas pelo Coop, composto por representantes indicadas pelas Organizações Estaduais do Sistema OCB, e que atua como um órgão consultivo e norteador no apoio as cooperativas, implementação de políticas inclusivas e promoção da intercooperação e capacitação de mulheres.  

Fonte: Sistema OCB