“Brasil se notabiliza pelas exportações de proteína animal”, diz especialista durante webinar da FAESC

Publicado em: 04/11/2024

O Sistema Faesc/Senar e a Safras & Mercado promoveram uma webinar sobre o “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado do boi”. O evento fez parte do cronograma mensal que contempla palestras gratuitas com informações de mercado que impactam os principais segmentos do agronegócio catarinense. Participaram dirigentes sindicais, produtores rurais, profissionais do Sistema Faesc/Senar/Sindicatos, equipes técnicas da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), entre outros.   

A palestra foi conduzida pelo analista de mercado sênior Fernando Henrique Iglesias que iniciou sua explanação falando sobre a atual situação econômica do país. Ele destacou que o real tem trabalhado de forma amplamente desvalorizada no Brasil e que as exportações estão muito robustas. “Nosso país está se notabilizando pelas vendas de proteína animal ao exterior e este ano baterá recorde nas exportações de carnes bovina, de frango e suína”, afirmou.   Iglesias prosseguiu ressaltando que nunca antes o país vendeu tanto desse produto. “Com um câmbio desvalorizado, a agroindústria brasileira priorizará as exportações nos próximos meses. China continua comprando grandes volumes de proteínas de origem animal do Brasil e isso deve seguir nessa dinâmica no mercado brasileiro”.  

Outro aspecto pontuado na explanação do palestrante esteve relacionado à taxa de ocupação. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma pequena parcela da população em idade economicamente ativa (6,6%) está desempregada. O impacto do 13º salário na atual temporada será amplo e esse período será de grande consumo de proteínas de origem animal”, salientou ao comentar que haverá boas oportunidades de vendas, principalmente, de aves natalinas e de cortes suínos. 

Sobre a carne bovina, o especialista afirmou que o mercado já sente repasses ao longo da cadeia produtiva porque os preços do boi gordo subiram muito. “Tivemos uma alta acelerada dos preços do boi e a indústria evidentemente repassará isso ao longo da cadeia produtiva”.  Ao abordar as tendências de produção, o Iglesias frisou que o Brasil produzirá volume recorde de carne de frango e carne suína em 2024/2025 e, com esses segmentos, aposta no mercado externo. A produção de carne bovina será maior e o Brasil seguirá como a melhor alternativa de fornecimento global de carne de frango e carne bovina, com excelente potencial de crescimento do volume embarcado para a carne suína. A situação dos concorrentes brasileiros coloca o Brasil em grande evidência nos embarques de carne bovina e carne de frango.Outro aspecto em destaque foi o alerta em relação aos problemas sanitários, em especial, a influenza aviária. “Esses são fatores de riscos que precisam ser mencionados”, enfatizou Iglesias, que prossegui falando sobre o ciclo pecuário e outros assuntos envolvendo o mercado de carnes.      

O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, ressaltou a importância da parceria com a Safras & Mercado ao reconhecer que a expertise dos especialistas que conduzem as palestras tem sido fundamental para que o público-alvo do evento tenha acesso a informações precisas, atualizadas e relevantes. “Quero agradecer a todos os que nos prestigiaram e cumprimentar, de maneira especial, ao Fernando Henrique Iglesias que nessa noite nos brindou com informações importantes sobre cenário atual e as tendências do mercado de carnes”.  

As webinars são gratuitas e abertas ao público (Sindicatos, lideranças, produtores, técnicos e demais interessados). Para participar basta acessar o site https://sistemafaesc.com.br/  e preencher um breve cadastro. A próxima será sobre o“Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado do arroz”, no dia 25 de novembro, com Evandro da Silva Oliveira. 

Fonte: MB Comunicação