Assuntos que farão parte do programa Cooperativismo em Notícia deste final de semana pela TV

Publicado em: 04/05/2018

TUDO APROVADO – Tem um velho ditado dentro das nossas organizações que diz o seguinte: é na crise que as cooperativas crescem. E essa é a mais pura realidade. Basta dar uma olhada rápida nos números apresentados pela OCESC, entidade que congrega mais de duzentas e cinquenta cooperativas, que você vai ter a exata noção desse dinamismo. 2017 foi mais um ano de resultados positivos. Hoje são quase DOIS MILHÕES E TREZENTOS mil associados, com destaque para o aumento do número de jovens e de mulheres dentro da organização. O relatório final mostrou que as cooperativas, juntas, responderam por uma receita operacional bruta de TRINTA E DOIS bilhões e MEIO de reais. Crescimento de 2,67%. Por ramos, os seis setores mais bem avaliados foram os de agropecuária, crédito, saúde, transporte, consumo e de infraestrutura. O agro, por exemplo, respondeu por 61% do total econômico gerado pelas cooperativas. Pouco mais de VINTE bilhões de reais.

SICOOB RENTÁVEL – Com quase UM milhão de cooperados e crescimento real de DOZE por cento, o Sicoob Central teve um ano de 2017 pra lá de satisfatório. E essa boa nova foi compartilhada com a sociedade através de um encontro com a imprensa. Hoje a Central está presente em mais de TREZENTOS municípios do Sul do País. Foi um ano de puro crescimento, em todas as plataformas. Aumentou o número de associados, da rede de atendimento, de funcionários, cresceu também em ativos totais, depósitos, operações de crédito e no patrimônio líquido. O resultado das sobras, que é o que efetivamente interessa, passou dos 320 milhões de reais. O presidente do Sicoob Central, Rui Schneider da Silva, estava especialmente satisfeito com os números. O projeto é seguir com o plano de expansão.

NOVA FERRAMENTA AGRÍCOLA – Santa Catarina, por excelência, é um Estado reverenciado por sua cultura agropecuária. Adepto às tecnologias inovadoras, os produtores rurais estão cada vez mais sintonizados com as novidades do mercado. E foi para esse público e também para os técnicos de campo que a Secretaria da Agricultura lançou o programa INFOAGRO. Ele foi idealizado pelo Instituto CEPA, o centro de pesquisa do governo, e desenvolvido pela CIASC, o órgão de tecnologia do Estado. Nele haverá uma base de dados com os números da produção agropecuária e de políticas públicas voltadas a cadeia do agronegócio. O software vai possibilitar que todos os produtores ou empresários rurais possam acompanhar o desenvolvimento das safras de todos os municípios do Estado. E também como anda a execução dos programas de fomento coordenado pela Secretaria da Agricultura.

O programa Cooperativismo em Notícia é produzido pela equipe de comunicação da FECOAGRO/SC e veiculado pelo Canal Rural aos sábados às 08h30, com reprise nas quintas-feiras às 11h. No SBT/SC a exibição é feita aos domingos às 09h30. Na Record News o programa está na grade do sábado às 09h. Na TV da Cidade de Joinville a veiculação acontece aos domingos às 07h30. E na TVCOOP/SC a exibição é feita aos sábados e domingos às 13h; na segunda-feira às 13h05 e na terça-feira às 07h10. O programa também está disponível no site da FECOAGRO/SC: www.fecoagro.coop.br.

Fonte: Fecoagro