Presidente do Sicoob participa de almoço-debate com Henrique Meirelles
Publicado em: 07/05/2018
O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, participou do almoço-debate do Grupo de Líderes Empresariais (Lide/SC), na Federação das Indústrias (Fiesc). Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda e reconhecido internacionalmente pela atuação no setor financeiro, apresentou números do que qualificou como “a saída do recesso mais longo da história”. O presidente da Central SC/RS foi um dos debatedores convidados e compôs a mesa com o palestrante, o governador Eduardo Pinho Moreira, e o deputado federal Mauro Mariani e o presidente do Lide/SC Wilfredo Gomes.
O presidente do Sicoob Central, Rui Schneider da Silva, em sua intervenção, mostrou que de 2008 até os dias atuais, o PIB brasileiro tem oscilado muito, com resultados positivos de até 7,5% e quedas de 3,5% negativos. Em 2017 ficou em 1% positivo. Destacou que o Estado de Santa Catarina tem uma grande participação para melhorar esse índice, visto que, em média, nos últimos anos, se manteve positivo em 10%, tendo a agropecuária contribuído com 13% e a indústria extrativa em 5%.
Rui Schneider acrescentou que o Brasil tem uma carga tributária excessiva, engessando recursos e freando investimentos. Assinalou que o cooperativismo de crédito e o Sicoob têm contribuído para diminuir os juros e promover a inclusão financeira, agregando renda às famílias.
O presidente do Sicoob perguntou a Henrique Meirelles como um governante pode melhorar essas metas diante da grave situação política e econômica do País.
Ao defender a redução do papel do Estado na economia e reformas microeconômicas, Meirelles afirmou que o País seria capaz de se recuperar da instabilidade dos últimos anos, com aumento de produtividade e criação de ambientes favoráveis aos negócios. Este ciclo, que seria mais durável e menos volátil, proporcionaria um crescimento sustentável. “Estamos agora enfrentando os problemas que estão na raiz. É uma mudança fundamental do País e temos que estar juntos”, declarou.
Para Wilfredo Gomes, presidente do LIDE Santa Catarina, a participação do ex-ministro no almoço-debate apenas reforça a relevância do Estado e a força do grupo empresarial.
O Grupo de Líderes Empresariais (Lide) é uma organização que reúne os principais líderes do Brasil e do mundo. O Lide promove a integração entre empresas, organizações e entidade privadas, por meio de programas de debates, fóruns de negócios, atividades de conteúdo. Fomenta o intercâmbio cultural, ampliando a oportunidade de relacionamento e negócios entre lideranças locais e regionais.
Fonte: Lide (com acréscimo do Sicoob Central SC/RS)