Região Sul tem potencial para exportar produtos lácteos
Publicado em: 23/05/2018
Ampliar os mercados para o leite produzido na região Sul do País com foco na exportação de produtos lácteos. Esse foi um dos objetivos da reunião da Aliança Láctea Sul Brasileira realizada em Chapecó, com a presença do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) João Martins e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) José Zeferino Pedrozo.
A reunião contou também com a presença do secretário de Agricultura e da Pesca de SC Airton Spies e demais representantes da cadeia produtiva do leite na região Sul a qual representa 38% da produção do Brasil.
Os desafios e oportunidades foram explanados durante o encontro. Acredita-se que a região Sul é capaz de produzir o leite mais competitivo do mundo. Para isso, o setor deve passar por uma grande transformação. Para ser competitivo, é necessário que o leite produzido tenha alta qualidade, custo baixo de produção e cadeia produtiva com logística eficiente.
De acordo com o presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo, a região Sul tem condições de exportar, principalmente pela qualidade do rebanho e por abrigar grandes indústrias. “Temos que fazer a nossa parte com uma produção de qualidade e alto nível. Estamos iniciando hoje essa longa caminhada que só será encerrada com a exportação de produtos lácteos para inúmeros países. A partir desse momento abrimos expectativas de um mercado promissor para um futuro próximo”, reforçou.
Os três Estados do Sul produziram 12,8 bilhões de litros de leite em 2017 – 38% do total produzido no País. As expectativas são de que até 2025 a região produza mais da metade de todo leite brasileiro.
Em Santa Catarina, o leite já é a atividade agropecuária com o maior crescimento. Envolvendo 45 mil produtores em todo o Estado, a produção girou em torno de 3,4 bilhões de litros em 2017 – um incremento de 8% em relação ao ano anterior. Os números consolidaram o Estado como o quarto maior produtor de leite do País.
Fonte: MB Comunicação