SENAR/SC promove 344 cursos gratuitos em todo o território catarinense
Publicado em: 09/07/2018
Com o objetivo de levar qualificação e aprimoramento ao meio rural catarinense, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), oferece mensalmente cursos que abrangem diferentes cadeias produtivas. Os treinamentos são voltados para produtores e trabalhadores rurais de todo o território catarinense.
No mês de julho serão 344 cursos que beneficiarão aproximadamente 5.504 profissionais do meio rural. Para participar os produtores devem procurar o Sindicato Rural de seu município e informar o curso de interesse. As capacitações estão disponíveis no site do SENAR/SC (www.senar.com.br) com especificação de carga horária, local e data de realização.
Cursos em julho
Para a região Norte está previsto a qualificação em meliponicultura que será promovida no período de 06 a 09 em Joinville. Nos dias 23 e 24 o curso de instalação e manutenção de redes elétricas será desenvolvido em Rio Negrinho. Em Santa Terezinha será disponibilizada a capacitação em prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural.
No Vale do Itajaí será promovido nos dias 10 e 11 em Benedito Novo o curso de fruticultura – implantação do pomar. O município de Blumenau terá nos dias 24 e 25 o treinamento em manejo de colmeia. Nos dias 25 e 26 Massaranduba receberá a qualificação em olericultura orgânica. O curso de processamento de carne suína ocorrerá em Atalanta nos dias 26 e 27.
Para a região Sul está prevista a capacitação no município de São Pedro de Alcântara que receberá nos dias 12 e 13 a qualificação em beneficiamento e conservação de pescado. Nos dias 17 e 18 os municípios de Balneário Gaivota, Içara e Anitápolis receberão, respectivamente, os treinamentos em conservas de frutas, hortaliças e temperos, turismo rural – planejamento e implantação de negócios e fruticultura básica.
Na Serra Catarinense nos dias 10 e 11 os municípios de Alfredo Wagner e Otacílio Costa terão, respectivamente, as qualificações em turismo rural – identificação e seleção de oportunidades de negócios e jardineiro. O curso de olericultura orgânica será realizado nos dias 16 e 17 em Anita Garibaldi. No período de 16 a 18 São Joaquim terá a qualificação em operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas. O município de Cerro Negro contará com o treinamento em artesanato de crochê e tricô. Nos dias 23 e 24 a capacitação em fruticultura básica ocorrerá em Palmeira.
Para o Meio Oeste está previsto o curso de operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas no período de 11 a 13. O município de Joaçaba terá nos dias 16 e 17 a qualificação em beneficiamento e conservação de pescado. Nos dias 17 e 18 ocorrerá em Luzerna o treinamento em conservas de frutas, hortaliças e temperos. A capacitação em produção caseira de pães e biscoitos será promovida em Erval Velho no período de 17 a 19. O município de Água Doce terá no período de 23 a 26 o curso de acolchoados artesanais com lã de ovelha. Nos dias 24 e 25 Herval D’Oeste terá a qualificação em processamento de carne de frango.
Entre os treinamentos da região Oeste está previsto o curso de aumento da produtividade do mel que será realizado em Concórdia nos dias 09 e 10. No período de 10 a 12 o município de União do Oeste terá o treinamento em artesanato em couro. Abelardo Luz receberá o curso de cultivo protegido de hortaliças nos dias 16 e 17.
No Extremo Oeste no dia 10 ocorrerá o treinamento em controle de qualidade no transporte do leite em Maravilha. O município de São José do Cedro receberá o curso de inclusão digital rural – informática básica nos dias 18 e 19. A capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias ocorrerá em São Miguel do Oeste nos dias 19 e 20. Nos dias 24 e 25 o município de Iraceminha terá a qualificação em aproveitamento integral de alimentos. O curso de derivados do leite está programado para os dias 30 e 31 em Iraceminha.
Fonte: MB Comunicação