Começa nesta quinta-feira a campanha eleitoral para outubro

Publicado em: 15/08/2018

Vai começar nesta quinta-feira dia 16, em todo o Brasil, a campanha eleitoral para as eleições de outubro próximo. Neste ano teremos eleições para presidente da República, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

O sistema cooperativo brasileiro, através da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB e as organizações estaduais como é o caso da Ocesc em SC, estão recomendando que os associados das cooperativas fiquem atentos para escolher candidatos comprometidos com o setor cooperativista e do agronegócio. A OCB está divulgando material publicitário orientando sobre o que o eleitor deve saber para as próximas eleições.

A cartilha da OCB mostra inúmeros aspectos relacionados às eleições, orientando as cooperativas e seus associados sobre importância da participação nas eleições, exercendo a cidadania.  Num trecho das palavras do presidente da entidade, Márcio Lopes de Freitas ele destaca: “a partir do voto, escolheremos aqueles que irão nos representar nacionalmente e também no Estado. Pesquisar sobre a vida política dos candidatos, o trabalho desenvolvido anteriormente, assim como sobre seu conhecimento e compromisso com o cooperativismo, é ponto fundamental para uma tomada de decisão. E as cooperativas com realização de debates entre os políticos, podem contribuir diretamente para essa reflexão”.

A cartilha produzida pela OCB, que foi distribuída para as organizações estaduais e essas para as cooperativas, enfoca diversos aspectos da campanha eleitoral e das eleições, mostrando o que pode e o que não pode ser feito, e contribui para a participação das cooperativas no processo eleitoral.

Diz a cartilha sobre os valores do cooperativismo e a escolha do candidato que “a obrigatoriedade não é o único motivo pelo qual devemos votar. O Brasil é como uma cooperativa, em que o empenho, a união e a participação democrática trazem resultados melhores para a coletividade. O cooperativismo é um movimento que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, desenvolvido, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Sendo assim, chegou a hora de trazer para o País os princípios do cooperativismo, escolhendo candidatos alinhados com os valores e qualidades do cooperativismo, que sejam responsáveis e capazes de ajudar a construir uma sociedade mais justa e igualitária, assim como as cooperativas já o fazem”.

A cartilha com 34 páginas, que inclusive cita as leis eleitorais no Brasil, está disponível aos interessados através do endereço eletrônico: eleicoes.somoscooperativismo.coop.br

Fonte: Fecoagro – com dados da OCB