Homenagem a José Oscar Kurtz foi muito prestigiada pelo setor agrícola

Publicado em: 20/04/2022

A sessão especial da Assembleia Legislativa de SC realizada na segunda-feira, oportunidade em que foi entregue o título de Cidadão Catarinense ao agrônomo José Oscar Kurtz, foi bastante prestigiada. Contou com a presença de todas as entidades do agro de SC, inclusive com o presidente da Fiesc, Mario Cesar de Aguiar que também é o presidente do COFEM – Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina. Faesc, Fetaesc, Ocesc, Fecoagro e entidades da categoria profissional dos agrônomos, também estiveram presentes. O ex-secretário da Agricultura e ex-presidente da Acaresc na época de Kurtz presidente da Empasc, Glauco Olinger, hoje com 99 anos de idade, também compareceu, assim como, o ex-secretário e ex-deputado Odacir Zonta.

Diversos ex-presidentes da então Acaresc, hoje Epagri, inclusive a última presidente, Edilene Steinwandter; ex-diretores e pesquisadores da então Empasc, que trabalharam com Kurtz quando presidente da empresa de pesquisa, também marcaram a presença ao evento que apresentou um vídeo sobre a trajetória profissional e de vida do pesquisador que é referência na pesquisa agropecuária em SC. Ao final do vídeo, Kurtz utilizou uma citação de um poema do escritor  argentino José Hernandes, para referenciar os profissionais experientes que estão na ativa que contribuíram para a pesquisas e outras atividades . Disse: O diabo sabe muito porque é diabo, mas sabe mais porque é velho”.

A lei que concedeu o Título de Cidadão Catarinense ao gaúcho José Oscar Kurtz, que começou sua vida profissional em Calçador – SC como funcionário da Embrapa, e depois do governo do Estado de SC, foi proposta pelo deputado e engenheiro agrônomo José Milton Scheffer. Segundo Zé Milton, a lei foi aprovada pelos 40 deputados da Assembleia, embora na solenidade de entrega do Título, apenas o propositor esteve presente. Nenhum outro deputado, prestigiou o ato, nem mesmo aqueles ligados ao setor agropecuário. O governador Carlos Moisés, foi representado pelo secretário da Agricultura, Ricardo Miotto.

Em entrevista a Dolmar Frizon, ao programa Cooperativismo em Notícia, Kurtz relatou as conquistas que a pesquisa agropecuária conseguiu para o Estado de SC. Defende que a pesquisa de agora se dedique a biotecnologia:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Fecoagro/SC – Fotos: Vicente Schmitt / Agência AL