Cadastro Ambiental Rural continua preocupando o setor agropecuário em SC

Publicado em: 24/06/2024

A demora na definição de quem vai fazer o CAR (Cadastro Ambiental Rural) em SC está preocupando o setor agropecuário. A não integração desse cadastro catarinense ao sistema nacional está impactando nas atividades agropecuárias em SC. 

As entidades do setor agro e cooperativistas estiveram em audiência com o governador Jorginho Mello, solicitando que a atribuição de cadastramento das propriedades rurais seja transferida para a Secretaria da Agricultura, que, através da Epagri e da Cidasc, possui mais estrutura para realizar o cadastro. Hoje, essa atribuição está sob a responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente e do IMA (Instituto do Meio Ambiente). 

O governador disse, na audiência, que na semana seguinte iria reunir os órgãos do governo que tratam do assunto para tomar uma decisão e agilizar essa providência. A reunião ainda não aconteceu e as indefinições continuam. Sem o CAR, os agricultores não conseguem obter financiamentos para o custeio agrícola da safra de verão, bem como para outras atividades no campo, como, por exemplo, licenças ambientais para o setor pecuário de suínos, aves e gado de leite. 

O deputado José Milton Scheffer, presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo na Assembleia Legislativa, que acompanhou as entidades do agro na audiência com o governador, também manifestou preocupação com essa situação. 

 

Fonte: Fecoagro