CNCoop discute relações trabalhistas e sindicais diante de novo cenário político

Publicado em: 08/05/2023

O Comitê de Relações Trabalhistas e Sindicais do Sistema OCB realizou sua primeira reunião. O colegiado, que reúne representantes de sindicatos e federações vinculados à Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) discutiu, entre outros temas, a nova estrutura do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), os grupos de trabalhos criados pela pasta e o Centro de Serviços Compartilhados Trabalhista e Sindical (CSC) da confederação.

O coordenador da Gerência Sindical da CNCoop, Bruno Vasconcelos, explanou sobre a nova composição do governo federal e do Congresso Nacional juntamente com os desafios para o coop. “Diante deste novo cenário, vamos contribuir para uma agenda colaborativa na formulação de políticas públicas para que as especificidades do nosso modelo de negócios sejam consideradas”, afirmou.

Ainda segundo ele, o Sistema OCB e a CNCoop têm atuado para garantir assentos nos colegiados que estão sendo criados ou regulamentados pelo governo. “Queremos participar especialmente dos grupos que debatam matérias que envolvam alterações na legislação trabalhista e sindical e sobre implementação de políticas nestas temáticas”, explicou.

Sobre o CSC, foi evidenciado o apoio às organizações estaduais (OEs) em suas demandas e no fortalecimento das suas estruturas, por meio de uma assessoria jurídica especializada que fica à disposição dos sindicatos e federações para sanar as principais dúvidas. “Já temos disponível, inclusive, o curso específico de Práticas Sindicais, que foi idealizado para colaboradores e dirigentes das OEs se aperfeiçoarem acerca dos principais aspectos sindicais para que tenham condições de atuar com segurança e autonomia no dia a dia”, relembrou o coordenador.

A gerente-geral do Sistema OCB, Fabíola Nader Motta, fez o encerramento do encontro e salientou a importância do colegiado para o aperfeiçoamento do movimento cooperativista nas searas trabalhista e sindical. O comitê é formado por assessores jurídicos e técnicos indicados pelos Sindicatos e Organizações pelas Federações de Sindicatos de Cooperativas. Participaram da reunião representantes dos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Fonte: Sistema OCB.