Cooperativas catarinenses ficaram em segundo lugar no Prêmio Somos Coop – Excelência em Gestão

Publicado em: 18/12/2023

O cooperativismo catarinense pode ser considerado vitorioso, com destaque nacional. No Prêmio Somos Coop – Excelência em Gestão, o estado de Santa Catarina alcançou o segundo lugar em número elevado de cooperativas premiadas, embora nenhuma delas tenha recebido o destaque Ouro nesta edição, sendo a maioria agraciada com o destaque Prata. Seis cooperativas do estado foram premiadas no evento realizado em Brasília no último dia 5. 

No ramo agropecuário, apenas a Fecoagro recebeu a premiação, enquanto no ramo trabalho foi a Cooperativa Magna de Concórdia, e outras quatro cooperativas do ramo de crédito foram reconhecidas. A nível nacional, o estado com o maior número de cooperativas premiadas foi Minas Gerais, com 35. Das 310 cooperativas que participaram da premiação, 56 foram classificadas com troféus de bronze, prata e ouro: 17 receberam Ouro, 17 Prata e 22 Bronze. No total, 37 cooperativas de crédito foram premiadas em todo o país, sendo 24 do sistema Sicoob, 8 do Sicredi, 3 da Unicredi, uma do sistema Ailos, além da Viacredi em Blumenau. No ramo da saúde, oito cooperativas Unimed foram premiadas, e no ramo trabalho, somente a Magna de Concórdia. Por estado, 35 foram de Minas Gerais, 6 de Santa Catarina, 4 de Mato Grosso, 3 de Goiás e 3 do Paraná. 

De maneira geral, a região Sudeste teve a maior representatividade, com 165 cooperativas inscritas (53%), seguida pela região Sul, com 62 (20%). A região Centro-Oeste registrou 43 (14%) inscrições, enquanto a Nordeste totalizou 33 (11%). A região Norte contou com 7 participações (2%). As cooperativas premiadas de Santa Catarina foram: Fecoagro, Magna, Unicredi Valor, Unicredi Centro-Sul, Unicredi Valor e Viacredi. 

O processo de avaliação teve início em maio deste ano, com a submissão de documentos e análise de evidências. Na segunda etapa, foram realizadas visitas virtuais para validar as informações fornecidas pelas cooperativas nos formulários de autoavaliação. A análise qualitativa dos dados obtidos durante as visitas e a avaliação da banca julgadora compuseram as etapas seguintes. Ao todo, 65 especialistas em gestão e governança da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) estiveram envolvidos no processo. 

A banca julgadora, responsável por definir as cooperativas premiadas, é composta por representantes de entidades parceiras do Sistema OCB que possuem conhecimento técnico sobre o cooperativismo. Neste ciclo de 2023, a banca é formada por Christiano Costa Moreira, analista do Banco Central do Brasil (BCB); José Aires Amaral Filho, superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); Silvio Farnese, diretor do Departamento de Comercialização da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); Valéria Gama Fully Bressan, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

Fonte: OCB/Fecoagro