Cooperativas catarinenses são reconhecidas como melhores empresas para trabalhar

Publicado em: 21/10/2024

Oito cooperativas catarinenses foram reconhecidas na 28ª edição do prêmio Great Place to Work (GPTW) como as Melhores Empresas Para Trabalhar em 2024. O reconhecimento é concedido às empresas que se destacam por seus altos índices de cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Neste ano foram mais de 5 mil instituições inscritas, representando 3,2 milhões de funcionários. Para a classificação das empresas são realizadas duas etapas: uma pesquisa quantitativa com os colaboradores e a análise dos cinco pilares For All.

Na pesquisa, são consideradas as cinco dimensões que compõem a cultura de confiança: credibilidade dos líderes diante dos liderados; respeito no tratamento para com os colaboradores; imparcialidade dos líderes em relação aos membros do time; orgulho do colaborador em pertencer à empresa; e camaradagem entre indivíduos e equipes. Para obter o certificado GPTW, as empresas precisam alcançar ao menos 70% de avaliação positiva dos funcionários. 

A metodologia da premiação, chamada de For All, é composta por cinco pilares: inovação por todos, valores, confiança, efetividade da liderança e resultados do negócio. Essa abordagem propõe que a cultura de confiança, a liderança efetiva, o propósito e os valores alinhados geram um ambiente propício para que cada pessoa possa desenvolver o seu melhor. 

O cooperativismo catarinense foi reconhecido em três categorias: Grandes Empresas Nacionais – mais de 10 mil funcionários; Grandes Empresas Nacionais – de 1.000 a 9.999 funcionários; e Médias Empresas Nacionais – de 100 a 999 funcionários. Além disso, cooperativas de crédito do estado figuraram no ranking setorial “Instituições Financeiras – Cooperativas de Crédito Pequenas”. 

O Ranking GPTW no Brasil é realizado pela consultoria global Great Place to Work, em parceria com a Época Negócios e o Valor Econômico. 

Veja a seguir a lista das cooperativas catarinenses premiadas: 

Categoria Grandes Empresas Nacionais – 10.000 funcionários 

Categoria Grandes Empresas Nacionais – de 1.000 a 9.999 funcionários 

Categoria Médias Empresas Nacionais – de 100 a 999 funcionários 

Ranking Setorial – Instituições Financeiras – Cooperativas de Crédito Pequenas 

Fonte: Sistema Ocesc