Cooperativismo brasileiro cresce e já representa 10% da população brasileira
Publicado em: 10/08/2023
O Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2023 foi lançado nesta segunda-feira, 07, durante a abertura da 2ª edição da Semana de Competitividade Coop em Brasília. O documento aponta a relevância socioeconômica do movimento, ao mesmo tempo em que permite a elaboração de estratégias para alcançar as metas estabelecidas pelo Desafio BRC 1 Tri, que pretende movimentar R$ 1 trilhão, agregar 30 milhões de cooperados e empregar 1 milhão de pessoas até 2027.
O “censo” do movimento também apresenta os principais resultados de uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que demonstra os impactos do cooperativismo na economia do país. “Dar visibilidade à força e relevância do cooperativismo brasileiro é não apenas um mecanismo estratégico para fortalecer o movimento, mas também um convite para que mais pessoas queiram se envolver no ciclo virtuoso que promovemos para indivíduos e comunidades.
Os resultados positivos que serão apresentados são fruto dos esforços de atuação e representação institucional do Sistema OCB, das organizações estaduais e das cooperativas. Certamente, continuaremos impulsionando o cooperativismo, e a prosperidade que promovemos se espalhará por todo o nosso país”, declarou Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB.
Um dos destaques do Anuário 2023 é o aumento do número de cooperados no Brasil, que já representa 10% da população, de acordo com o último censo do IBGE. O número de empregos gerados pelo movimento também cresceu, assim como os indicadores financeiros que incluem ativos totais, receitas, excedentes e capital social. De acordo com os resultados da Pesquisa Fipe, os benefícios do cooperativismo são significativos e refletem em um crescimento econômico dos municípios onde as cooperativas estão presentes, superando a média, inclusive no aumento dos índices do Produto Interno Bruto (PIB) por habitante. Os dados serão detalhados no evento de lançamento.
Fonte: Sistema OCB