Cooperitaipu fortalece o protagonismo feminino dentro da cooperativa
Publicado em: 14/04/2023
A Cooperativa Itaipu realizou no auditório do Itaipu Rural Show, a abertura da edição 2023 do programa Mulheres Cooperativistas. Promoção foi da Cooperitaipu através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC).
A intenção do programa é incentivar o fortalecimento da cooperativa e do cooperativismo, estimulando atitudes, habilidades e competências necessárias para a melhor atuação feminina no quadro social cooperativista. Além das apostilas, cada mulher recebeu um estojo, mochila e garrafa de água de metal personalizadas.
O programa está fundamentado em quatro eixos temáticos principais: cooperativismo, liderança cooperativista, protagonismo feminino e organização do quadro social. A Cooperitaipu já formou 190 mulheres associadas, esposas e filhas de associados, que hoje formam os Núcleos Femininos da cooperativa.
Para o presidente Arno Pandolfo, esse novo grupo de mulheres contribuirá muito para construção de uma cooperativa mais forte. “Nós vemos na mulher cooperativista uma força muito grande de transformação; elas estão inseridas em diversos níveis da nossa cooperativa por mostrarem competência e comprometimento”, destacou Pandolfo.
Além de todos os coordenadores de filiais, gerentes e presidência, as mulheres foram recebidas pelas formandas Marcia Willens e Neide Sabadini, que agora fazem parte do Núcleo Feminino Itaipu 2022. Segundo Marcia “essa formação é muito importante para as mulheres, pois traz uma nova forma de ver a vida e nosso papel dentro do sistema”.
Já Neide comentou que gostou muito de fazer o curso e pediu que todas se empenhem ao máximo, aproveitem os conteúdos e as dinâmicas. “As novas alunas vão perceber o quanto essa formação muda pra melhor a vida da mulher empresária rural, basta aproveitar ao máximo”, destacou ela.
Aula inaugural e sensibilização ficou a cargo do professor Eliseu Hoffmann, que trabalhou o tema “O papel da mulher no fortalecimento da Cooperitaipu”. “É importante que elas saibam o papel que elas têm dentro do sistema cooperativista para poder contribuir e colher os benefícios de fazer parte”, finalizou o instrutor.
Fonte: Assessoria de Imprensa Cooperitaipu (Foto: Divulgação / Cooperitaipu).