Cooperja promove oficina de sabonetes artesanais em parceria com escola
Publicado em: 25/04/2023
Em parceria com seus Núcleos Femininos, Epagri e Pastoral da Saúde, a Cooperja desenvolve o projeto no Horto de Plantas Bioativas que está localizado em uma área dentro do Campo Demonstrativo da Cooperativa em Jacinto Machado.
Com este trabalho recebem durante o ano diversas entidades e escolas, que querem conhecer o espaço que já se tornou referência da região.
O espaço tem todo cuidado e carinho das equipes, e é mantido o ano inteiro com limpeza, podas e secagem de chás através de parcerias. Através destas atividades a equipe participa há muitos anos da Feira Saberes e Sabores que acontece no município, realizam o Dia de Cooperar, roteiros dentro do Campo Agroacelerador, dentre tantas outras atividades.
Agora o horto conta com uma nova parceria da Escola Macário Borda (Escola Jovem de Sombrio), através do Projeto Trilhas Eureka, que trabalha com plantas bioativas. Com matéria-prima disponibilizada pela cooperativa, os alunos produzirão duas mil unidades de sabonetes artesanais, para serem distribuídos em toda a rede de supermercados e lojas agropecuárias da Cooperja em homenagem ao Dia das Mães.
Além de todo apoio da coordenação social da Cooperativa, o trabalho conta com ajuda da professora Grasiele Raupp Neves, da disciplina de química e a professora de biologia, química e física Kátia Furlanetto de Faveri Casagrande. Todas as disciplinas fazem parte da Trilha de Aprofundamento do Novo Ensino Médio, Trilha Eureka: Investigação no Mundo da Ciência.
E a Cooperja contou com apoio da instrutora Jana Melo que ministrou as oficinas que ensinaram os alunos na prática a confecção dos sabonetes que possuem essência de mel e oleato de açafrão.
“Sempre buscamos bons parceiros e pensamos em agregar, ir além em nosso trabalho no horto, e estamos apaixonados pela iniciativa desta escola, que vai além dos muros. Aqui estamos agregando o conhecimento e com esta parceira além de darmos um presente que contem muito carinho e dedicação, estamos ensinando adolescentes e jovens a poder ter uma expectativa de renda em seu futuro”, destaca a coordenadora Social da Cooperja Elisabete Biz dos Santos Biz.
Ela fala ainda que a ideia é continuar a parceria com a escola com outros produtos oriundos de plantas: como velas e aromatizantes.
Fonte: site Cooperja (Fotos: Divulgação Cooperja).