Copercampos firma parceria com governo do RS para pesquisas

Publicado em: 17/01/2023

A Copercampos de Campos Novos com mais de 25 anos de atuação no Rio Grande do Sul, firmou parceria com o Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária vinculado à Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, para desenvolver pesquisas voltadas a produção de alimentos no Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Fruticultura – Cefruti, localizado em Veranópolis/RS.

Com o Cefruti atuando na pesquisa de frutos de caroço, a DDPA buscou parceria visando fortalecer as atividades de pesquisa na área de grãos no centro e a Copercampos, que conta com unidades em Nova Prata firma parceria com duração de dez anos, para fortalecer ações voltadas a pesquisa e desenvolvimento de cultivares e híbridos com adaptação a região. Com o trabalho no centro, a Copercampos buscará ampliar a área de atuação na região, implantando unidades demonstrativas, vitrines tecnológicas, dias de campo, treinamentos e capacitações técnicas aos agricultores e profissionais do setor.

Outro objetivo da Copercampos e do Cefruti é a aplicação de novas tecnologias, ampliar as ações de pesquisa do centro em locais de atuação da cooperativa e, também, levar ações de pesquisa da cooperativa para outros centros de Pesquisas do DDPA.

Com a parceria, o Cefruti ampliará sua atuação no setor agropecuário, com o desenvolvimento de pesquisas e geração de conhecimentos e inovação e validação de tecnologias. A Copercampos e o DDPA buscam fortalecer as atividades de pesquisa em fruticultura e hortaliças, áreas que a cooperativa está atuando com maior solidez nos últimos anos.

O termo de cooperação foi publicado em diário oficial em dezembro de 2022, e a Copercampos e a coordenação técnica do Cefruti apresentaram a parceria para órgãos da imprensa no dia 13 de janeiro. O gerente de Assistência Técnica da Copercampos, Fabrício Jardim Hennigen e o supervisor da unidade de Nova Prata, Edison Perosa de Lima, representaram a cooperativa no encontro. Lineu Migon (pesquisador e chefe do centro) e Sérgio Dias Lannes (pesquisador) também explanaram sobre a relevância da parceria com a Copercampos para difusão de pesquisas na área de grãos.

“Esta parceria contribuirá com o desenvolvimento de projetos voltados a pesquisa para que possamos auxiliar os agricultores da região a elevar as produtividades de grãos em toda a região. Participamos da chamada pública, apresentamos nosso projeto e agora temos o desafio de trabalhar em parceria com a equipe do Cefruti em projetos que contribuam para o desenvolvimento da agricultura na região. A Copercampos sempre trabalha com parcerias e aqui não será diferente. Vamos compartilhar conhecimentos e utilizar toda a expertise dos pesquisadores, para desenvolvermos grandes projetos para esta região do Rio Grande do Sul”, ressalta Fabrício.

O Cefruti têm mais de 103 de atividades, conta com seis pesquisadores e 14 profissionais, e é a unidade referência da DDPA foco em fruticultura de clima temperado, pesquisas nas áreas de Agrometeorologia, Sensoriamento Remoto, Fisiologia, Manejo Vegetal e Melhoramento Genético, aplicadas à fruticultura, olericultura e culturas anuais. No centro as principais culturas agrícolas trabalhadas são: videira, pessegueiro, ameixeira, nectarineira, kiwizeiro, pereira, caquizeiro, marmeleiro, figueira, amoreira-preta, mirtileiro, batata-doce e sorgo.

A Copercampos, fundada em 1970, tem matriz em Campos Novos/SC e conta com mais de 80 unidades espalhadas em 34 municípios catarinenses e do Rio Grande do Sul. Com 1.880 sócios e mais de 1.700 funcionários, tem como principais atividades a produção, armazenagem e comercialização de grãos, produção de sementes de soja, trigo e forrageiras, sendo uma das principais produtoras de sementes de soja do país, produção de suínos, produção de ovos férteis, terminação de aves e suínos, indústria de rações, supermercados, lojas agropecuárias e posto de combustíveis.

Fonte: site Copercampos (Foto: Divulgação/Copercampos).