Deputado Zé Milton reivindica energia trifásica
Publicado em: 07/03/2023
Um dos grandes déficits de energia no campo em Santa Catarina se dá pela falta de redes trifásicas, causando um gargalo no desenvolvimento das propriedades rurais e na economia do Estado.
Com o intuito de buscar soluções para qualificar as redes de distribuição de energia elétrica no campo, o Governador Jorginho Mello, recebeu o representante da FRENCOOP, deputado estadual Zé Milton, o presidente da Federação das Cooperativas de Eletrificação de Santa Catarina – FECOERUSC, Edson da Cunha, e diretoria, secretário da Casa Civil Estener Soratto Jr., além de representantes da CELESC.
Dentre as reivindicações, estão formas de parceria com o Governo do Estado através de convênio direto ou subsidio no ICMS nos moldes acessados pela CELESC, para investimentos em melhorias e construção de novas subestações para a ampliação da capacidade de distribuição de energia no interior.
Para o Governador, o trabalho em conjunto com as cooperativas é estratégico para suprir esse déficit de energia. “Nós queremos e vamos levar a rede trifásica para o campo e também uma internet de qualidade. Ao encontrarmos uma forma na legislação para firmarmos uma parceria com as cooperativas, vamos conseguir de forma mais rápida levar energia de qualidade para o interior catarinense”, defendeu o Governador Jorginho ao solicitar aos técnicos um estudo para a futura parceria.
Responsáveis pela distribuição de energia elétrica para mais de 1,5 milhão de catarinenses, as cooperativas de eletrificação rural, segundo o representante da Frente Parlamentar do Cooperativismo FRENCOOP/SC, Zé Milton, contribuíram para a expansão da distribuição de energia em todos os cantos de Santa Catarina.
“As cooperativas têm no seu DNA levar qualidade e energia para seus associados. Temos certeza que desse encontro teremos uma forma de firmar a parceria do Estado com as Cooperativas, e assim, permitindo melhora da qualidade e eficiência energética tão necessária para o desenvolvimento e a geração e renda no campo. Bem como, permitindo futuramente levar internet de qualidade ao meio rural”, defendeu Zé Milton.
Fonte: Assessoria de Comunicação Portal UAAAU