Fecoagro – 48 anos de integração e intercooperação em SC
Publicado em: 06/07/2023
Prosseguimos hoje a série que destaca passagens dos 48 anos de fundação da Fecoagro. Já vimos como surgiu a Fecoagro em 25 de julho de 1975, e quem foram os dois primeiros presidentes. Hoje destacamos quem foram os primeiros dirigentes eleitos na assembleia de fundação da Fecoagro.
Junto com Aury Bodanese na presidência da Fecoagro em 1975, foram eleitos como vice-presidente, Waldomiro Antônio Panis, presidente da Cooperzal de Capinzal, (in memoriam) e Athos de Almeida Lopes, presidente da Copercampos de Campos Novos, como secretário.
O Conselho de Administração ficou assim constituído: Arlindo Cantarelli, da Coopersãomiguel de São Miguel do Oeste; Walter Schuttel, da Coopermondaí; Helvino Heriberto Hoppe, da Cooperpal de Palmitos; Osmar Erhadt, da Cravil de Rio do Sul; Bruno Spies, da Cooperita de Itapiranga, (in memoriam); e Guido Nehuls, da Cooperal de Abelardo Luz.
Para o Conselho Fiscal foram eleitos: Silvestre Antônio Fantin, da Coopervil de Videira; Arcangelo Miguel Zambiazzi, da Coperio de Joaçaba; Jayme Schultz, da Coopernorte de Mafra; Ricieri Martello, da Copérdia de Concórdia, (todos in memoriam); Osmar Jacob Massing, da Cooapesc de São Carlos e Oribes Dal Bem da Cooperal, de Abelardo Luz.
Na mesma assembleia que elegeu os primeiros dirigentes, também houve uma votação para a escolha da sigla da Federação. Havia duas propostas. Uma como FECOAGRO, e outra como FECOESC. Venceu a FECOAGRO por 9 votos a 6.
Amanhã vamos falar do local da primeira sede da Fecoagro em quais negócios ela operava no seu início.
Fonte: Fecoagro/SC (Foto destaque: arquivo / Fecoagro).