Fecoagro – 48 anos integração e intercooperação em SC
Publicado em: 07/07/2023
No mês de comemoração dos 48 anos de fundação da Fecoagro, estamos destacando a trajetória dessa entidade que é reconhecida como estimuladora e praticante da intercooperação em SC.
A primeira sede da Fecoagro foi no 10º andar do Edifício Dias Velho, no centro de Florianópolis. Quatro pessoas foram recrutadas para começar a organização burocrática da Federação: João Francisco de Mattos, cedido pela então ACARESC, hoje Epagri; Ivan Ramos, cedido pela Coopernorte; Moises Pollak, cedido pela Cooperalfa; Leda Maria Rosa, cedida pela Secretaria da Agricultura e Clebi Renato Dias, o primeiro funcionário contratado pela Fecoagro.
Em poucos meses, todos os funcionários cedidos, a exceção de João Francisco de Mattos, foram registrados como funcionários celetistas da Fecoagro. A partir daí, a Fecoagro começou a operar no mercado internacional de exportação de soja, e juntaram às cooperativas fundadoras, outras cooperativas catarinenses. Teve um período em que a Fecoagro chegou a ter 32 cooperativas filiadas, pois os negócios em conjunto foram se diversificando na área de compras conjuntas de insumos; vendas de produtos na Ceasa. Também foi montado um atacado em São José para vendas dos produtos das cooperativas, inclusive dos frios da Aurora, e negócios escolhidos pelas cooperativas.
A Fecoagro teve filial em SP na Bolsinha de Cereais do Braz; armazém depósito e filial em Belém do Pará, e também Unidade de Vendas de Frutas no CEAGESP em SP, para atender as cooperativas da área de frutas. Além disso, montou um escritório de representação em Chapecó, que ficava junto à Cooperalfa, e na época comandado pelo hoje gerente Comercial da Cooperalfa, Lourenço Louvável.
No próximo episódio, vamos abordar o ingresso da Fecoagro na Cadeia Voluntaria de Supermercados, que também coordenou o ingresso das cooperativas filiadas na rede, assumindo os supermercados da então COBAL.