FECOAGRO implementa melhorias na infraestrutura de TI em São Francisco do Sul para reforçar segurança da informação

Publicado em: 02/05/2024

O setor de Tecnologia da Informação (TI) finalizou um projeto abrangente na Indústria de Fertilizantes da Fecoagro, em São Francisco do Sul. O objetivo principal foi otimizar a infraestrutura de TI, focando especialmente na segurança dos dados e na eficiência operacional. Josiani Gonçalves Souza, analista de TI e responsável pelo setor, ressalta a importância dessa iniciativa para reestruturar toda a rede lógica da empresa, que anteriormente enfrentava problemas de complexidade e falta de padronização.

As melhorias realizadas envolveram a certificação dos cabos, a reorganização da infraestrutura e a padronização dos padrões de segurança e qualidade, conforme as normas do setor. As obras foram executadas em diversos setores da fábrica, incluindo o Centro de Processamento de Dados (CPD).

“Paralisamos todo o CPD de São Francisco para realizar as intervenções, o que foi feito em dois finais de semana consecutivos. Além disso, retiramos todas as réguas de energia, que estavam fora do padrão, e agora todas estão ligadas diretamente no no-break, seguindo as melhores práticas”, afirmou Josiani.

A implementação dessas melhorias não apenas proporcionou uma estética mais organizada, mas também gerou ganhos funcionais e de maturidade operacional. A identificação facilitada do cabeamento e dos ativos de rede tornou mais ágil a resolução de problemas e a manutenção preventiva.

“Agora, em caso de problema na rede, é fácil identificar e agir, pois o cabeamento está todo identificado. Além disso, facilitamos o trabalho do pessoal que precisa entrar no CPD para fazer a identificação dos ativos. Acredito que conseguimos atingir os objetivos propostos com sucesso”, salienta Josiani.

Para a gerente administrativo financeiro, Janete Barcaro, “essa iniciativa representa um passo significativo para a Fecoagro no fortalecimento de sua infraestrutura de TI, contribuindo para a segurança e eficiência de suas operações em São Francisco do Sul”, conclui. 

Fonte: Fecoagro