Iniciada distribuição de calcário para os municípios catarinenses atingidos pelas enchentes
Publicado em: 08/02/2023
A distribuição de calcário emergencial para agricultores dos municípios catarinenses atingidos por enchentes nos meses de novembro e dezembro de 2022 e janeiro de 2023 já foi iniciada. As fortes chuvas provocaram danos em propriedades rurais, o que faz necessário o calcário para que os agricultores possam restabelecer suas lavouras.
“Nós estamos fazendo um plano emergencial de distribuição de calcário. Serão até 50 mil toneladas para 92 municípios que foram atingidos pelas enxurradas. Esse calcário vai ser colocado à disposição dos produtores para que eles possam distribuir nas suas propriedades e retomar os plantios e cultivos que forem possíveis” destaca o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, Valdir Colatto.
Os agricultores que foram atingidos pelas enxurradas podem retirar até 30 toneladas de calcário. Para isso, os municípios precisam ter decretado estado de emergência ou comprovar, mediante laudo emitido pela Comissão Municipal da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros, que foram afetados pelas intempéries climáticas.
São beneficiários do Projeto Calcário Emergencial somente os agricultores dos municípios atingidos por enxurradas, enquadráveis no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, exceto quanto aos quatro módulos fiscais. Para solicitar calcário o agricultor deve procurar a Epagri do seu município e apresentar um laudo recente de análise de solo.
O calcário é subvencionado pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina. Já a retirada pode ser feita de maneira direta na mineradora pelo agricultor, mediante apresentação da Autorização de Retirada (AR) emitida pelo técnico da Epagri, ou em parceria com as prefeituras municipais.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de SC (Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom).