Interleite 2018 encerra com relatos de sucesso em propriedades rurais

Publicado em: 17/05/2018

A propriedade rural da família Schleder, localizada no município de Chopinzinho (PR), tem apenas seis anos na atividade leiteira e já serve de exemplo de sucesso para outros produtores. Com 58 hectares de terra destinados a produção leiteira e 305 animais, incluindo novilhas, a família produz 37,7 litros de leite por vaca/dia. Atualmente, 130 animais estão em ordenha. O sucesso da propriedade foi apresentado durante o Interleite Sul 2018 encerrado na última semana, em Chapecó. O evento realizado pela AgriPoint reuniu 23 palestrantes de renome no setor e contou com a participação de aproximadamente 800 pessoas.

“Estávamos em dúvida entre abrir uma loja ou investir na atividade leiteira, sem dúvidas fizemos a escolha certa. No início enfrentamos dificuldades, uma vez que começamos a produção do zero. Compramos tanto o maquinário como os animais. A pretensão era termos 40 animais em ordenha, hoje estamos com 130 e a meta é dobrar esse número. Investimos e estamos colhendo os frutos”, relatou Natieli Aparecida Presa Schleder que cuida da gestão da propriedade da família.

As metas são ousadas, mas, segundo Natieli, a busca por aprimoramento é constante. “Queremos atingir no máximo 100 de células somáticas. Sabemos que é um trabalho que precisa de dedicação, principalmente no que diz respeito a gestão. Estamos com oito funcionários, além dos meus pais que atuam na propriedade. Com o auxílio da assistência técnica e investimentos em qualificação e tecnologia estamos acompanhando dia a dia o crescimento de nossa propriedade”, afirmou.

Além da família Schleder, outros três exemplos de sucesso em propriedades rurais foram apresentados: os produtores rurais Renato Acker de Cândido Godoi (RS), Sedimar Zanquettin de São Lourenço do Oeste (SC) e Gelso José Zanotto de Cascavel (PR).

Bons resultados

O coordenador do Interleite Sul 2018 e fundador da AgriPoint Marcelo Pereira de Carvalho avaliou os resultados do evento como positivos. “Conseguimos atrair os principais interessados na cadeia produtiva do leite, principalmente os produtores rurais. Trouxemos para Chapecó debates de alto nível sobre temas relevantes para o dia a dia da produção leiteira. Sabemos que é um desafio produzir leite, mas vale a pena quando o trabalho é desenvolvido de maneira correta”.

O evento teve como público-alvo empresários, produtores rurais, técnicos, consultores, laticínios, membros do governo e pesquisadores envolvidos com políticas públicas para o leite e estudantes. Discutiu, durante os dois dias, aspectos essenciais para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite na região Sul do País. “O Interleite Sul se tornou o fórum permanente de discussões das constantes mudanças pelas quais passa o setor produtivo do leite, sendo o epicentro do processo de divulgação de informações e debates que contribuem para transformar o leite da região em um modelo de grande eficiência técnica, social e econômica”, complementou o coordenador.

Realização

O evento foi uma iniciativa da AgriPoint e teve como patrocinadores diamante a Lac Lélo, Piracanjuba e Syngenta. O patrocínio platina é da Ceva, Hipra – Referência em Prevenção na Saúde Animal, Lely, Orde Milk, Pioneer, Sementes Adriana e Vetoquinol. O apoio é da Mais Leite, Prefeitura de Chapecó, Grupo Apoiar, Viva Lácteos, Transpondo, Sindicato Rural de Chapecó, Udesc, Mundo do Leite, Intecsol, Balde Branco, Agro e Negócios, Chapecó e Região Convention Visitors Bureau e Emater/RS.

Fonte: MB Comunicação