Plano Safra deve ser anunciado nas próximas três semanas, diz ministro de Desenvolvimento Agrário

Publicado em: 06/06/2023

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, disse que o Plano Safra 2023/24, com vigência a partir de 1º de julho, deve ser anunciado nas próximas três semanas pelo presidente da República. Ele tem o maior apreço pelo Plano Safra, que voltará a ter componente da agricultura familiar”, afirmou Teixeira.

Sobre o montante previsto para a política pública de crédito agrícola, Teixeira afirmou que o valor está sendo fechado pelo governo. “Estamos trabalhando junto ao Ministério da Fazenda, ao Banco Central e na articulação com os ministérios do Meio Ambienta e da Agricultura. Não quero me adiantar sobre valores, porque isso está sendo fechado tanto para a agricultura empresarial quanto para a agricultura familiar”, observou.

O ministro destacou que o Plano Safra 2023/24 terá cinco componentes principais: maior estímulo à produção de alimentos (arroz, feijão), juros mais baixos para agricultura regenerativa e transição agroecológica, estímulo à agricultura conduzida por mulheres e jovens, promoção à agroindústria e incentivo à produção de máquinas. “Está no cenário também retomar o Mais Alimentos, que é o programa de incentivo à produção de máquinas agrícolas para pequenos produtores”, observou.

O governo federal apresentou à indústria de máquinas agrícolas a minuta do decreto para o relançamento do Mais Alimentos. Teixeira disse que ainda não há estimativa de quantas máquinas poderão ser comercializadas pela retomada do programa. “A Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) estima que o maior investimento em bens de capital no Brasil foi entre 2010 e 2014 e se deve muito ao Mais Alimentos. É um programa de produção de máquinas para a agricultura. Queremos que tenha componente de máquinas menores e voltadas à agricultura familiar. Hoje, as máquinas no Brasil são muito voltadas à agricultura empresarial”, afirmou, citando o objetivo de aumentar a produtividade da agricultura familiar.

Fonte: Broadcast Agro (Foto destaque: Paulo Teixeira ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura por Valter Campanato / Agência Brasil).