Presidente da Coocam palestra para produtores rurais de Celso Ramos
Publicado em: 23/07/2024
O presidente da Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), João Carlos Di Domenico, proferiu no município de Celso Ramos, uma palestra direcionada aos produtores rurais locais. O encontro fez parte do Programa Cidade Empreendedora – uma iniciativa do Sebrae (SC), que visa oferecer um conjunto de soluções para potencializar o desenvolvimento econômico dos municípios participantes. Em Celso Ramos, conforme as demandas levantadas pelos organizadores, surgiu a necessidade de focar no agronegócio, principal eixo da economia do município.
Di Domenico foi convidado para compartilhar sua experiência no setor do agronegócio, destacou a importância do associativismo, empreendedorismo e do cooperativismo para o desenvolvimento econômico das regiões rurais. Durante sua fala, ele ressaltou a necessidade de união entre os produtores para superar os desafios e alcançar o sucesso. “Sou dirigente de cooperativa e acredito muito no cooperativismo, como agregador e gerador de riquezas. Acredito que a união de pessoas é fundamental para o desenvolvimento dos negócios”, afirmou. Além de falar sobre a Coocam, João Carlos Di Domenico apresentou outros empreendimentos dos quais faz parte, como a Agrocam e a Avícola Cascata. Ambas as empresas camponovenses, surgiram com o apoio da cooperativa, exemplificando o poder dos três pilares, em destaque, na geração de novas oportunidades de negócios.
Durante a palestra, o presidente compartilhou ainda sua visão sobre os ingredientes necessários para o sucesso. “O segredo do sucesso se baseia em muito trabalho, dedicação, determinação, conhecimento, disseminação e disciplina para realizar seus sonhos. E isso, a gente faz no cooperativismo”.
O encontro foi bem recebido pelos produtores rurais, que saíram inspirados e motivados a aplicar os conceitos discutidos em suas propriedades rurais. A presença de João Carlos Di Domenico e seu testemunho pessoal, profissional e de liderança, reforçaram a importância das boas práticas para o fortalecimento e crescimento econômico na região.
Com iniciativas como essa, o Programa Cidade Empreendedora do Sebrae (SC) fomenta o desenvolvimento sustentável e a prosperidade dos municípios catarinenses, colocando em prática soluções que atendem às necessidades específicas de cada localidade, com conhecimento e cooperação.
As cooperativas agrícolas desempenham papéis essenciais no desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais. Promove a união e colaboração entre produtores, possibilitando o acesso a recursos, mercados e tecnologias que seriam difíceis de alcançar individualmente. Isso fortalece a capacidade competitiva dos agricultores e fomenta o desenvolvimento sustentável.
O agronegócio, por sua vez, é um dos principais motores da economia, gerando empregos, renda e desenvolvimento nas áreas rurais. Ele engloba todas as etapas da cadeia produtiva agrícola, desde a produção até a comercialização, contribuindo significativamente para o PIB e a balança comercial do país. Juntos, cooperativismo e agronegócio criam um ciclo virtuoso de crescimento econômico, inclusão social e desenvolvimento sustentável, garantindo a prosperidade das comunidades e a segurança alimentar do país.
Fonte: Coocam